Mais do que apenas tirar as medidas de seus pacientes, o papel de um profissional  que deseja avaliar o estado nutricional de uma pessoa é avaliar seu corpo como uma unidade. 

Isso quer dizer que, para que uma avaliação corporal seja realmente efetiva, o olhar deve ser utilizado em toda a extensão do corpo, e não apenas focado em um único ponto. 

Por isso, determinar a saúde física de um paciente requer exames diversos, que podem variar desde os procedimentos clínicos, bioquímicos, dentre outros. A avaliação antropométrica é um dos procedimentos que pode ajudar nessas horas! 

Nos próximos tópicos deste artigo, falaremos em detalhes sobre o que é a avaliação antropométrica, qual o seu papel na determinação da saúde física de pacientes e como você, médico nutrólogo ou nutricionista, podem tirar o máximo deste recurso. Vamos lá? 

 

cta-adipometro-leitura-direta-dobra-cutanea-triceps

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

O Que É Uma Avaliação Antropométrica?

Uma avaliação antropométrica é um método de investigação que se baseia nas variações físicas e composição corporal dos pacientes para classificá-los de acordo com alguns parâmetros.  

Alguns dos mais importantes deles são: altura, peso, circunferências e dobras cutâneas. Ainda que eles sejam usados amplamente, eles devem ser aplicados caso a caso, observando-se as particularidades de cada paciente. 

A avaliação antropométrica é um dos procedimentos mais importantes para aqueles que estão no processo de emagrecimento saudável. 

 

 

Quais São os Dados Coletados na Avaliação Antropométrica?

Durante uma avaliação antropométrica são coletados os seguintes dados: 

 

Como É Realizada a Avaliação Antropométrica?

avaliacao-antopometrica-como-fazer

Para avaliação do peso, o paciente deve estar em uma postura ereta e com o mínimo de roupas possível. A bexiga também deve estar vazia. 

Enquanto isso, na medição da altura, o paciente deve manter uma posição perpendicular ao chão, mantendo sua cabeça em um ângulo  de 90º, com os pés bem apoiados no chão. 

O cálculo do IMC, por sua vez, deve ser feito dividindo-se o peso em kg pela altura ao quadrado em metros. Esse índice deve ser usado com cuidado, pois mostra apenas o volume corporal total, e não faz diferenciação entre o peso representado pela gordura e o peso representado pela massa muscular. 

As circunferências são medidas com uma fita métrica, e os principais pontos de atenção são a cintura e o abdômen, o pescoço, os braços, o tórax e o quadril, os antebraços, os punhos, as coxas e a panturrilha.

As dobras cutâneas são medidas por meio de um adipômetro. Alguns profissionais utilizam a bioimpedância para avaliar a composição corporal

 

Parâmetros Para Avaliação de Adultos

Quando a avaliação é feita em adultos, existem alguns parâmetros específicos a serem analisados. Os principais deles são: 

  • Peso;
  • Altura;
  • Circunferências do braço (CB);
  • Circunferência da cintura (CC), que deve ser feita acima do umbigo; 
  • Circunferência do quadril (CQ);
  • Circunferência abdominal (CA), que é feita sobre a cicatriz umbilical; 
  • Dobras cutâneas: tricipital (DCT), bicipital (DCB), subescapular (DCSE), axilar média (DCAM), supra ilíaca (DCSI), coxa (DCC), peitoral, panturrilha (DCP).

Alguns outros parâmetros importantes são: 

  • Relação cintura/quadril;
  • Cálculos de percentual de gordura.

 

Avaliação Antropométrica Infantil

Enquanto isso, a avaliação antropométrica infantil tem como principais parâmetros os seguintes pontos: 

  • Peso;
  • Altura;
  • Perímetro cefálico; 
  • Perímetro braquial.

Os números ideais para cada medição podem variar de acordo com a idade da criança. Essas medições são importantes para dar mais previsibilidade sobre o crescimento do paciente e entender o seu desenvolvimento corporal. 

 

Avaliação Antropométrica Dobras Cutâneas

A avaliação antropométrica das dobras cutâneas é utilizada para estimar a porcentagem de gordura corporal em todo o corpo. O processo consiste em realizar a medição  da pele junto com a camada de gordura utilizando aparelhos precisos, como o adipômetro

Esse tipo de avaliação antropométrica é capaz de dar uma boa estimativa sobre a composição corporal do paciente. Algumas das dobras cutâneas mais importantes são as seguintes: 

  • Dobra Cutânea Tricipital (DCT);
  • Dobra Cutânea Bicipital (DCB);
  • Dobra Cutânea Subescapular (DCSE);
  • Torácica ou Peitoral (DCTX);
  • Dobra Cutânea Supra-Ilíaca (DCSI).

Se você quiser saber mais sobre esse procedimento, confira este artigo completo sobre as localizações anatômicas das dobras cutâneas.

 

Como Realizar a Classificação do Estado Nutricional?

O estado nutricional de um paciente pode ser medido por meio dos índices antropométricos

Os índices são, na verdade, a combinação de duas medidas antropométricas ou uma medida antropométrica e uma informação demográfica. Um bom exemplo é o cálculo de peso e altura, ou o peso e a idade. 

 

Como Fazer o Cálculo das Medidas Antropométricas?

medicas-antopometrica-como-calcular

O cálculo das medidas antropométricas deve ser feito de maneira a respeitar as condições demográficas de cada paciente. 

Isso quer dizer que, ainda que os números de referência sejam importantes, eles devem ser usados com parcimônia, pois é papel do avaliador analisar cada caso individualmente. 

O uso de ferramentas de qualidade também é indispensável no cálculo das medidas antropométricas. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico. 

 

Quais os Equipamentos Necessários Para Uma Avaliação Antropométrica?

Uma avaliação corporal por meio da antropometria requer aparelhos precisos. Apresentaremos algumas opções agora. Confira! 

 

Bioimpedância

A bioimpedância é um exame para analisar a composição corporal que utiliza uma corrente elétrica para determinar a quantidade de músculo, gordura e água no corpo. A Sanny tem os mais completos modelos de aparelhos para bioimpedância do mercado.

 

 

Adipômetros

Também chamados de plicômetros, esses são aparelhos usados para medir a dobra cutânea. Eles podem ser divididos em adipômetros clínicos ou científicos. No site da Sanny, você encontra diversos modelos de adipômetros certificados pela Anvisa

 

 

Balanças Profissionais

As balanças profissionais também são itens indispensáveis, afinal, a medição do peso é uma etapa importante da avaliação corporal, e precisa ser feita com precisão. 

As balanças profissionais da Sanny são produzidas com materiais de qualidade superior, oferecendo melhor funcionamento e uma vida útil maior. Visite agora a nossa página para conferir! 

 

Estadiômetros

O estadiômetro é o equipamento mais indicado para realizar a medição da estatura do paciente durante uma avaliação física. Os estadiômetros da Sanny são fabricados em materiais resistentes e acompanham laudo de calibração, que permite uma medição precisa. Veja todos os modelos de estadiômetros e antropômetros de nosso site. 

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Conclusão

A avaliação corporal é um dos primeiros passos rumo à uma vida mais saudável, já que permite o acompanhamento minucioso de todas as medidas corporais, possibilitando o controle de variáveis como o peso, o percentual de gordura, a circunferência do abdômen e dos membros.

Neste artigo, compartilhamos algumas dicas de procedimentos e ferramentas que podem ser usados para tornar as suas medições ainda mais precisas. Esperamos que elas tenham sido úteis para você!

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 13 de outubro de 2021Categories: Adipômetros0 Comments

Compartilhar