As dobras cutâneas que aparecem com maior frequência na literatura e que atendem às necessidades da grande maioria das equações preditivas de gordura corporal são: tríceps (TR), subescapular (SB), bíceps (BI), axilar média (AM), torácica ou peitoral (TX), supra-ilíaca (SI), supra-espinal (SS), coxa (CX) e panturrilha medial (PM).

A estimativa da composição corporal por meio de medidas antropométricas utiliza medidas relativamente simples como massa, estatura, perímetros, diâmetros ósseos e espessura de dobras cutâneas. Quando o objetivo é estimar somente a porcentagem de gordura corporal, as medidas mais utilizadas são as de dobras cutâneas.

A lógica para a medida das dobras cutâneas baseia-se no fato de que aproximadamente metade do conteúdo corporal total da gordura fica localizada nos depósitos adiposos existentes diretamente debaixo da pele. Essa gordura localizada está diretamente relacionada com a gordura total. Sendo que Lohman também afirmou que um dos meios mais práticos para a avaliação da composição corporal é o uso das dobras cutâneas, isso porque 50 a 70% da gordura corporal está localizada subcutaneamente, e algumas dobras cutâneas têm mostrado relação com a adiposidade corporal total.

Assista aos vídeos sobre as principais Dobras Cutâneas e aprenda a realizar as medidas da forma correta.

Clicando nos três risquinhos no canto superior da tela do vídeo, você tem acesso a nossa playlist com todos os vídeos. Se inscreva no nosso canal no YouTube e receba todos os vídeos assim que forem publicados.