Um dos elementos mais importantes para profissionais da educação física, fisioterapeutas e nutricionista se chama adipômetro. Mas por qual motivo ele tem tanta relevância para essas categorias?

Isso acontece porque o adipômetro, também chamado de plicômetro, está diretamente relacionado com a medição de gordura corporal de um paciente.

Como a porcentagem de gordura corporal é uma importante medida de saúde das pessoas, ele é elemento essencial nesse processo.

Nesse artigo, iremos explicar tudo sobre esse instrumento, inclusive, como utilizá-lo e como ler o adipômetro, além de saber como escolher o adipômetro ideal!

 

O que é um adipômetro?

O plicômetro ou adipômetro é um instrumento capaz de medir a espessura de uma dobra cutânea  com a sua camada subjacente de gordura. Existem diversos modelos e variações de adipômetros, podendo ser clínico ou científico, com mostradores analógicos e também digitais. 

Para que serve o adipômetro?

O adipômetro serve para usos em ambientes ambulatoriais,  consultórios e academias em geral, além de estudos epidemiológicos. Sua função é, então, oferecer as medidas exatas das dobras cutâneas

Como utilizar o adipômetro?

o que é adipometro como usar

Além de saber o que é um adipômetro e o que ele faz, é importante também saber como usar o adipômetro. Por isso, ensinamos o passo a passo para manuseá-lo e fazer a medição.

Em primeiro lugar, você deve identificar as referências anatômicas que irão ajudar na localização da dobra-cutânea em questão.

Para isso, você deve localizar os pontos a serem medidos e marcá-los com um marcador de dobras cutâneas , por exemplo. Depois dessa marcação, você poderá começar a medir com o plicômetro.

O profissional deve pinçar a dobra com seus dedos entre uma distância de 1,5 a 2 cm do ponto de aplicação do plicômetro.

É importante ressaltar que cada dobra cutânea possui o seu próprio sentido, seja ele transversal, oblíquo ou longitudinal. Portanto, isso deve ser levado em consideração.

No caso da dobra cutânea do abdômen, ela pode ser medida de forma longitudinal ou transversal, dependendo da equação utilizada. 

É essencial que o paciente não sinta desconforto com a pressão dos dedos no momento que o avaliador pinça a pele. Com a mão direita o profissional irá segurar o adipômetro e com a mão esquerda, irá destacar a dobra.

Além disso, vale apontar que a musculatura da região avaliada deverá ficar relaxada. A  medida deverá ser realizada  3 vezes de forma não consecutiva. A variação não pode ser, no entanto, maior que o previsto. 

A leitura do valor no adipômetro deve ser feita em unidades de milímetros nos adipômetros clínicos, sendo que os adipômetros científicos também mostram os décimos de milímetros.  O valor da medida representa a espessura da dobra cutânea .

O que é adipômetro: Como calibrar adipômetro?

Antes de iniciar a avaliação da espessura da dobra cutânea, você deve verificar a calibração do adipômetro

Para adipômetro clínicos, verifique se o indicador de medida está alinhado com o zero. 

o que é adipometro escala adipometro clinico

Escala do Adipômetro Clínico

No caso dos adipômetros científicos, temos os modelos com 2 e com 1 ponteiro.

Nos adipômetros científicos com 2 ponteiros, você  deve verificar se ambos estão  alinhados com a marcação 0, além de observar se as mandíbulas estão fechadas. 

Nos adipômetros científicos com 1 ponteiro, que facilita a leitura das medidas, devemos verificar se o único ponteiro está no 0 com as mandíbulas fechadas.

o que é adipometro cientifico 2 ponteiros no zero

Adipômetro científico com os 2 ponteiros no zero e mandíbula fechada

Nos adipômetros científicos com 1 ponteiro, que facilita a leitura das medidas, devemos verificar se o único ponteiro está no 0 com as mandíbulas fechadas.

o que é adipometro cientifico 1 ponteiro zero

Adipômetro científico com 1 ponteiro no zero e mandíbula fechada

Se em ambos os modelos o ponteiro maior não estiver no zero, você deve girar o aro do relógio  até que o ponteiro fique alinhado nesse valor. 

No entanto, esta regulagem só pode ser feita quando você evidenciar uma diferença menor ou igual a 1 mm. Sendo maior, ou se o ponteiro menor estiver fora do zero, você deve levar na assistência.

A Sanny realiza calibração dos adipômetros de forma gratuita e vitalícia.

Tipos de adipômetro

Existem dois tipos de adipômetro no mercado: o adipômetro clínico e o adipômetro científico. O científico pode ter dois ponteiros ou apenas 1. Conheça..

Adipômetro clínico

Esse tipo de adipômetro é simples de usar e tem um custo mais baixo. Ele dá as medidas em milímetros, indicado para pessoas que estão iniciando e querem realizar um investimento menor.

Adipômetro científico (2 ponteiros)

Já o adipômetro científico oferece maior precisão. Diferente do primeiro, ele é indicado  para profissionais que realizam muitas avaliações e querem maior precisão nas medidas já que apresentam também dados em décimos de milímetro.

Adipômetro científico leitura direta (1 ponteiro)

O adipômetro científico leitura direta apresenta as mesmas características do modelo anterior, porém com a vantagem de ter apenas 1 ponteiro, o que facilita a leitura das medidas.

Qual o melhor tipo de adipômetro?

O melhor tipo de adipômetro depende do objetivo de cada pessoa. De forma geral, um bom adipômetro deve ter uma boa precisão, ter um bom custo benefício e ser simples de manusear, além de registro ANVISA que é obrigatório.

Caso seu objetivo seja fazer muitas avaliações e quer mais precisão, o adipômetro científico é mais específico. 

Como o adipômetro ajuda nas avaliações físicas?

o que é adipometro e como ajuda nas avaliacoes fisicas

Através do adipômetro, o profissional consegue fazer uma avaliação da composição corporal com uma grande precisão, que ajuda na avaliação física.

Esse instrumento vai calcular a massa de gordura corporal, servindo como dado para o acompanhamento adequado focado em perda de gordura.

Como calcular o percentual de gordura com adipômetro?

Para calcular o percentual de gordura com o adipômetro, você deve somar os resultados das dobras cutâneas.

Tendo o valor das dobras cutâneas do paciente, é preciso calcular a densidade corporal antes, uma das equações proposta para esse cálculo é a fórmula de Pollock:

  • DC (g/cm³) =1,112-0,00043499 x (soma 7 Dobras) + 0,00000055 x (soma 7 Dobras) x 2 – 0,00028826 x (Idade).

Com o DC em mão, você pode calcular o percentual de gordura:

  • G% = [(4,95 / DC) – 4,50] x 100.

Vale a pena comprar um adipômetro? Que modelo escolher?

Sim, vale a pena comprar um adipômetro. Os modelos da Sanny possuem tanto opções de modelos clínicos como científicos e apresentam grande custo benefício, pois possuem material resistente, são de fácil manuseio, longa garantia e possuem certificado ANVISA.

Além disso, a Sanny oferece aferição gratuita e vitalícia dos seus adipômetros.

Qual a melhor marca de adipômetro?

Uma das melhores marcas de adipômetro é a Sanny. A Sanny é referência nacional em equipamentos antropométricos. 

Qual o melhor adipômetro para nutricionista?

O melhor adipômetro para um nutricionista é aquele que atende a suas necessidades. Um dos aparelhos com maior custo benefício para nutricionistas é o Kit Nutrição Clínico e Combo Adipômetro Científico Leitura Direta Sanny.  

Conclusão

Nesse artigo você descobriu como usar o adipômetro, a diferença entre o adipômetro clínico e científico, como usar o adipômetro manual e qual o melhor adipômetro para nutricionista. Sabendo a sua importância, chegou a hora de você escolher um adipômetro de qualidade!

Precisando de adipômetros? A Sanny tem! Acesse nossa Loja Online e confira nosso adipômetros com tecnologia 100% nacional.
By Published On: 6 de agosto de 2021Categories: Adipômetros1 Comment

Compartilhar

One Comment

  1. […] Um outro tipo de equipamento médico hospitalar que existem no mercado e pode ser usados por médicos é o adipômetro. […]

Leave A Comment