A avaliação da composição corporal é um das mais importantes ferramentas para determinar fatores que possam impactar nos aspectos físicos e nutricionais dos pacientes. 

Essa prática ajuda, por exemplo, nutricionistas a traçarem planos alimentares mais eficazes, enquanto permite que profissionais da educação física possam projetar uma rotina de exercícios adequada às necessidades de cada indivíduo, de maneira personalizada. 

Mas, como fazer uma avaliação da composição corporal? Neste artigo, falaremos sobre o assunto. Confira!

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

O Que É a Avaliação da Composição Corporal?

A avaliação da composição corporal nada mais é do que um processo utilizado para avaliar e quantificar os principais componentes do corpo humano, sendo eles: ossos, gordura e massa muscular. 

Essa análise é uma das principais etapas do atendimento nutricional e físico, muito comum para pessoas que estão começando a cuidar melhor do corpo e estabelecem objetivos nutricionais e de atividade física. 

 

O Que É Composição Corporal?

Todas as pessoas contam com determinada quantidade de gordura, músculo, ossos e água em seu corpo. Esses são os elementos que fazem parte de sua composição corporal.

Todos esses elementos, no entanto, não aparecem nas mesmas proporções em todas as pessoas. Enquanto alguns podem ter mais gordura, por exemplo, outros podem possuir um percentual maior de músculos.

Os índices da composição corporal podem variar de acordo com fatores como a idade, alimentação, regularidade de atividades físicas, dentre outras variáveis. 

 

A Influência da Avaliação da Composição Corporal

Avaliar os itens que compõem o corpo de um paciente estão entre os principais cuidados da prática clínica, seja para profissionais nutricionistas ou para preparadores físicos. 

Saber, por exemplo, a quantidade de gordura de um indivíduo pode ajudar pacientes e médicos a traçarem medidas preventivas para evitar o aparecimento de doenças relacionadas ao excesso de gordura corporal. 

Dentre as principais enfermidades relacionadas à gordura em excesso estão a hipertensão arterial, a intolerância à glicose e resistência insulínica, riscos cardiovasculares e mais. 

 

Qual a Importância da Avaliação da Composição Corporal?

avaliacao-composicao-corporal-importancia

Existem várias razões para que a avaliação da composição do corpo de pacientes seja tomada como uma prioridade. 

Para começar, esse processo pode servir como um ponto de partida para programas de treinamento que ajudarão o paciente a alcançar mais qualidade de vida e condicionamento físico.

Essa avaliação também pode ajudar os profissionais relacionados a traçarem estratégias para diminuição da gordura localizada, mapeando grupos alimentares que devem ser consumidos com mais frequência, por exemplo.  

 

Como Realizar Uma Ótima Avaliação de Composição Corporal

Existem diversas técnicas para se realizar uma avaliação corporal precisa, atualmente. A pesagem hidrostática, a utilização de raios-X e o uso de condutividade elétrica – ou bioimpedância – são apenas alguns exemplos. 

Profissionais da Clínica Médica também utilizam recursos como o ultrassom e a tomografia computadorizada. 

Apesar disso, a antropometria é uma dos métodos mais populares, afinal, apresenta resultados precisos, sem ser um procedimento invasivo. Conheça mais sobre a antropometria como  método de avaliação da composição corporal agora: 

 

Antropometria

A palavra antropometria é uma combinação de duas palavras gregas: anthropos, que significa homem, e metron, que significa medida. Sendo assim, antropometria é a mensuração do corpo humano, por definição. 

Um dos métodos mais populares para avaliação antropométrica são as dobras cutâneas. Elas são utilizadas para determinação do percentual de gordura em todo o corpo, provendo médicos, nutricionistas e educadores físicos com uma estratégia simples e eficiente para realizar uma avaliação corporal

O método de dobras cutâneas é usado em conjunto com a avaliação de outros fatores relacionados ao paciente, tais como a idade, sexo, etnia e o nível de atividade física. 

Alguns dos equipamentos que auxiliam profissionais na avaliação antropométrica são os adipômetros, os estadiômetros e as balanças

 

 

Como Realizar a Antropometria da Maneira Correta?

Na antropometria, um dos cuidados mais importantes é a demarcação correta dos pontos para a mensuração das medidas. 

Essas demarcações são um dos pontos que determinam o sucesso da avaliação, já que a marcação de pontos anatômicos errados, irão gerar resultados imprecisos.

 

Quais São os Três Métodos de Avaliação da Composição Corporal?

metodos-de-avaliacao-composicao-corporal

A avaliação da composição corporal é divida em três principais métodos: o indireto, o direto e o duplamente indireto. Conheça um pouco mais sobre cada um deles: 

 

Método Direto

Esse método tem uma alta precisão, mas seu uso é limitado à dissecação física ou físico-química de cadáveres. 

 

Método Indireto

Os métodos indiretos consistem em exames laboratoriais que oferecem estimativas precisas da composição corporal. Dentre os métodos indiretos estão, por exemplo, a pesagem hidrostática. 

 

Métodos Duplamente Indiretos

Esses são os métodos utilizados pela maioria dos nutricionistas e preparadores físicos. 

Entre as ferramentas dos métodos duplamente indiretos estão  as medidas antropométricas – baseadas em perímetros corporais e dobras cutâneas – e a bioimpedância elétrica (BIA). 

Veja agora, alguns dos equipamentos Sanny que auxiliam na medição duplamente indireta: 

 

Bioimpedância Tetrapolar Profissional | Sanny BIA1010

A Bioimpedância Tetrapolar da Sanny é um equipamento utilizado para determinar a composição corporal usando uma corrente elétrica imperceptível ao paciente.

Esse processo ajuda profissionais a entender qual o percentual de gordura, ossos, água e massa muscular que compõem o peso do indivíduo. 

Esse é um equipamento que conta com tecnologia nacional e a garantia Sanny de 1 ano. A ferramenta possui a certificação da Anvisa 

 

 

Adipômetro Clínico | Sanny AD1009

O adipômetro clínico Sanny é um equipamento projetado para medir a espessura de dobras cutâneas, ajudando profissionais especializados na avaliação corporal a observar valores relacionados ao percentual de gordura e massa muscular do paciente. 

A ferramenta acompanha  laudo de calibração e possui uma garantia de 2 anos. Ela oferece alta resistência a impacto e tem uma escala mecânica, que não descalibra.

 

Estadiômetro | Compacto Tipo Trena Sanny ES2040

Este estadiômetro da Sanny é um modelo compacto que oferece performance e um bom custo-benefício. Sem ocupar muito espaço, ele pode ser fixado na parede facilmente, oferecendo uma medição precisa para pessoas de até 2,10 metros de altura. 

 

Qual o Melhor Método Para Avaliação da Composição Corporal?

Existem diversos métodos de avaliação corporal, mas é seguro dizer que a antropometria é um dos mais seguros, eficientes e práticos utilizados hoje. Ao usar ferramentas de qualidade, profissionais que aplicam a antropometria podem experimentar resultados extremamente precisos, sem utilizar métodos invasivos. 

 

cta-adipometro-leitura-direta-dobra-cutanea-triceps

 

Conclusão

A avaliação da composição corporal ajuda profissionais  a entenderem quais os elementos de maior concentração no corpo de seus pacientes, o que torna possível o mapeamento de estratégias de emagrecimento e ganho de massa muscular, por exemplo. 

Neste artigo, explicamos o que é a avaliação corporal, qual o seu papel na vida de pessoas que desejam alcançar seus objetivos físicos e nutricionais e quais as ferramentas mais usadas no processo de medição. 

Esperamos que as informações que compartilhamos possam ter aumentado o seu conhecimento sobre o assunto. Para ler mais sobre métodos de avaliação corporal, continue visitando nosso blog!

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 27 de setembro de 2021Categories: Saúde e Bem Estar0 Comments

Compartilhar