Saber calcular a gordura corporal é essencial quando o assunto é proporcionar uma vida saudável para um paciente, por exemplo, quando se é médico.

É provável que você já saiba como calcular gordura corporal é importante. No entanto, você sabe como funciona o cálculo? Nesse artigo você terá a resposta para essa dúvida.

A seguir, você vai descobrir qual é a fórmula para calcular a gordura corporal, através do adipômetro e da bioimpedância, e qual o índice ideal de gordura corporal para homens e para mulheres também. Boa leitura!

Por que é importante calcular gordura corporal?

É importante calcular a gordura corporal para manter a saúde em dia, afinal, é a partir dos parâmetros da gordura corporal que se chega a esses dados que revelam a condição física de cada um.

Além disso, a quantidade e a distribuição da gordura corporal está relacionado ao nível de aptidão física e o estado de saúde das pessoas.

Dessa forma, para se cuidar, é preciso saber muito mais do que somente o peso. Os profissionais utilizam o índice de gordura corporal para ter uma leitura do corpo mais precisa, além de dados como o famoso IMC, que significa Índice de Massa Corporal.

Quais as diferenças entre peso, IMC e Índice de Gordura Corporal?

Embora sejam referências para diferentes parâmetros, é muito comum confundir peso, IMC e Índice de gordura corporal. Por isso, é importante definir cada um deles:

  • Peso: Se refere à massa corporal total de uma pessoa, englobando a massa magra e a massa gorda. Não deve ser usado como parâmetro isolado;
  • IMC: serve para avaliar se a pessoa está dentro do peso ideal para seu tamanho. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Da mesma forma que o peso, não deve ser analisado sozinho;
  • Índice ou taxa de gordura corporal: é a razão entre a quantidade de massa total de gordura em relação a sua massa corpórea.

A taxa de gordura corporal reflete a porcentagem de gordura no corpo. Com esse valor e algumas equações,  é possível obter dados como massa magra ou muscular e massa gorda. 

Como calcular gordura corporal?

Existem várias formas para os médicos, nutricionistas e profissionais de educação física calcularem a gordura corporal. Duas das maneiras mais conhecidas de fazer esse cálculo é através do adipômetro e da bioimpedância.

Adipômetro

calcular gordura corporal adipometro

O adipômetro ou plicômetro é um instrumento utilizado para medir as dobras cutâneas de uma pessoa. As principais regiões analisadas são: 

  • Panturrilha;
  • Coxa;
  • Abdome;
  • Peitoral;
  • Subescapular;
  • Bíceps;
  • Tríceps.

Com as medidas coletadas, é possível usar equações de regressão específicas  para saber qual é o índice de gordura corporal de uma pessoa. Em alguns casos, quando os pacientes têm acúmulo de gordura em diferentes locais, pode ser mais difícil usar esse método. 

É recomendado usar o adipômetro para aferir a gordura corporal a cada 2 ou 3 meses, de modo a acompanhar as mudanças que acontecem no corpo durante um plano de exercícios ou dieta alimentar .

Bioimpedância

Em segundo lugar, existe a bioimpedância.  É indicado ser realizada de forma trimestral ou bimestral, assim como o adipômetro. O exame é feito por um equipamento que insere uma corrente elétrica imperceptível no corpo do avaliado .

Dessa forma, dependendo do modelo utilizado, o paciente deve subir em uma pequena plataforma com duas placas de metal, enquanto segura outras duas barras do mesmo material.

Além disso, em outros modelos, o avaliado terá fixado a sua pele eletrodos auto adesivos. É a partir desse exame que se pode calcular a gordura corporal e a massa muscular.

Como funciona o cálculo de massa gorda e massa magra?

Existem duas formas de calcular a massa gorda e massa magra. A primeira é pelo adipômetro, a segunda pela bioimpedância.

Adipômetro

Uma das formas de calcular a massa gorda e massa magra é através das dobras cutâneas, que são mensuradas pelo adipômetro. Tendo o valor das dobras cutâneas do paciente, é possível calcular a densidade corporal dele, através desse cálculo:

  • DC (g/cm³) =1,112-0,00043499 x (soma 7 Dobras) + 0,00000055 x (soma 7 Dobras) x 2 – 0,00028826 x (Idade).

Registrado o valor da DC, será possível calcular a massa gorda, isto é, o percentual de gordura corporal, através desse cálculo:

  • G% = [(4,95 / DC) – 4,50] x 100.

O percentual de massa magra se dá, portanto, através da subtração da massa gorda em relação ao peso total.

Bioimpedância

Com a bioimpedância é um pouco diferente,  esse método não utiliza as medidas de dobras cutâneas mas sim os valores de resistência e reatância do corpo humano.

Através de uma corrente elétrica, o equipamento verifica os valores de resistência e reatância do corpo do avaliado e esses valores também são inseridos em uma equação, como por exemplo a proposta por Lukaski:

MLG = 0,73 (estatura²/resistência) + 0,116 (massa corporal) + 0,096 (reatância) – 4,03

Qual a quantidade ideal de gordura no corpo?

A quantidade ideal de gordura no corpo varia de acordo com sexo e idade, por exemplo. Por isso, é importante levar em conta esses fatores na hora de saber qual é o valor ideal.

Existem diferentes tabelas, de diferentes autores, publicadas, que indicam a porcentagem de gordura ideal. Abaixo, conheça uma delas.

Gordura corporal para homem

A gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20%, no entanto, esse valor ideal pode aumentar com a idade.

Percentual de gordura feminino

A gordura corporal ideal para a mulher é entre 20 e 24%, também podendo variar com a idade. 

Como diminuir o percentual de gordura corporal?

calcular gordura corporal como diminuir

Uma das principais formas de diminuir o percentual de gordura corporal é mudando algumas práticas no nosso cotidiano. Aqui vão algumas dicas que o profissional de saúde deve orientar o paciente para diminuir a percentagem de gordura corporal:

  • Cuidar da hidratação. A água aumenta o metabolismo que, por sua vez, aumenta a queima de calorias. De acordo com o The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, o aumento do metabolismo pode ser de até 30%;
  • Cuidar da reeducação alimentar. É essencial se alimentar melhor e ter uma dieta balanceada, com controle de carboidratos, gorduras, embutidos e frituras, isso ajuda bastante;
  • Praticar exercícios físicos com frequência. Seja musculação, andar de bicicleta ou correr, é importante praticar alguma atividade física pelo menos três vezes por semana para ganhar mais massa muscular e perder gordura corporal.
Precisando de adipômetros e bioimpedâncias? A Sanny tem! Acesse nossa Loja Online e confira nosso adipômetros com tecnologia 100% nacional.

 

Conclusão

Nesse artigo você entendeu a importância de calcular a gordura corporal para a saúde e, inclusive, como esse cálculo é feito. 

Orientar o seu paciente para uma vida mais saudável é essencial e calcular a gordura corporal faz parte disso!

By Published On: 17 de agosto de 2021Categories: Bioimpedância0 Comments

Compartilhar

Leave A Comment