O estadiômetro, de forma geral, se configura como o equipamento mais indicado para realizar a mensuração da estatura durante uma avaliação física.

Trata-se de um instrumento importante para medir a estatura das pessoas, sobretudo, de pessoas adultas, de forma fácil e precisa, dentro dos padrões necessários. 

Portanto, pela sua importância para profissionais da área de nutrição, nesse artigo você irá descobrir como usar o estadiômetro e quais são os tipos de estadiômetro que existem. Boa leitura!

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

Estadiômetro: como usar e para que serve?

A avaliação é uma das principais e mais importantes etapas para um nutricionista, profissional de educação física, fisioterapeutas e até médicos, durante o diagnóstico de um paciente. É a partir dela que se pode colocar o histórico dele, que vai influenciar diretamente no modo como é feito a abordagem nutricional, plano de treinamento ou tratamento e reabilitação, conforme o caso.

Dessa forma, o estadiômetro entra como um elemento essencial para esse processo. Ele serve para medir a altura de pessoas adultas. 

 

Estadiômetro: passo a passo para usá-lo

O modo de utilização vai depender do modelo do estadiômetro. Estadiômetros fixos de parede geralmente possuem um perfil de alumínio ou madeira com uma escala de centímetros.

Acoplada nesse perfil, temos uma haste que se move e indica o valor da estatura da pessoa.

Modelos de estadiômetros portáteis apresentam um funcionamento parecido, porém com a vantagem de não precisar fixar na parede.

Antes de iniciar, você deve pedir para que o paciente retire o sapato, pois mesmo que a altura seja pequena, ele deve ser retirado para evitar alterações na medida.

Para a medição, o paciente deve ficar de pé, com os calcanhares unidos  e pernas  em paralelo. Já os braços devem ficar relaxados ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para dentro. 

Além disso, o avaliado deve manter a cabeça em um plano onde o ponto mais baixo da margem orbitária fique alinhado horizontalmente ao ponto mais alto da margem do meato acústico externo, conhecido como plano de Frankfurt. 

 

estadiometro como usar plano de frankfurt

 

Devem ficar encostados na parede: o calcanhar, as panturrilhas, os glúteos, as costas e a parte posterior do crânio.

No entanto, por desvios anatômicos, algumas pessoas não conseguem encostar todas essas partes na parede.

O mais importante então, nesses casos, é que os calcanhares, costas e nádegas estejam encostadas no estadiômetro ou na parede, dependendo do modelo utilizado.

Com isso feito, você deverá movimentar o cursor delicadamente até a cabeça, colocando uma pressão que seja o bastante para comprimir o cabelo caso seja necessário. Por fim, basta fazer a anotação da medida encontrada.

 

Quais são os tipos de estadiômetro?

Existem dois tipos de estadiômetro no mercado:

  • Estadiômetro fixo de parede;
  • Estadiômetro portátil.

 

Estadiômetro fixo de parede

O estadiômetro fixo deve ser instalado  na parede. Ele não tem base, só a haste  e o perfil com a escala, ou em alguns modelos, como no estadiômetro compacto, apenas uma trena. Ele é ideal para consultórios e salas de avaliação de academia, por exemplo.

 

Estadiômetro portátil

Como o nome sugere, esse é um estadiômetro que pode ser transportado. É ideal para profissionais que precisam se locomover e fazer avaliações em vários lugares. É possível carregá-lo facilmente  e não precisa de instalação.

 

Estadiômetro: como usar? As principais dúvidas sobre o tema!

Aqui vamos trazer e responder as principais dúvidas que você pode ter sobre o uso de estadiômetros.

 

Com que idade a criança pode usar o estadiômetro adulto?

Para crianças menores de 2 anos, em geral, se usa o antropômetro horizontal ou o infantômetro. Após essa idade, então, é possível usar os estadiômetros.

 

Como estimar altura sem usar o estadiômetro?

Existem duas formas mais comuns de estimar a altura sem o uso de estadiômetro. Através de uma superfície horizontal ou pela famosa marcação de lápis. 

No entanto, profissionais devem utilizar o estadiômetro, pois se trata da forma de medida mais eficiente e correta que existe.

 

Meça a altura sobre uma superfície horizontal

A pessoa deve estar deitada  em uma área plana e segura. Ela vai precisar olhar para o teto e pressionar levemente os joelhos um contra o outro e para baixo, até tocar no leito

Com isso, você deverá levar uma fita métrica da base dos pés ao topo da cabeça. Para pessoas mais altas, esse método é menos preciso. 

 

Use o método das marcas de lápis

estadiometro como usar lapis

Outra forma simples, porém não aconselhada para a realização por profissionais de estimar a altura sem o estadiômetro, é pela marcação de lápis. Para isso, você terá que pôr um lápis em posição horizontal acima da cabeça da pessoa, com a ponta virada para a parede.

Em seguida, você irá baixar até tocar a cabeça, mantendo-o nivelado. Toque a superfície até deixar uma marca. 

Depois disso, pegue uma fita métrica flexível e ponha sua ponta contra esse local, indo até o chão.

Qualquer ferramenta pode fazer a marcação, o lápis é uma opção pois pode ser apagado. Você precisa deixar a fita métrica bem reta enquanto tira a medida. Por fim, anote a medida.

 

Como colocar um estadiômetro na parede?

A instalação de um estadiômetro na parede é bastante simples, porém depende do modelo e deve ser orientada pelo fabricante. 

Geralmente são necessários apenas 1 ou 2 furos e fixar o equipamento na parede com a bucha e o parafuso que acompanham o produto. 

Para a correta instalação do estadiômetro, é necessário ter um pé direito mínimo de 221 centímetros.

 

Estadiômetro profissional: Conheça os modelos da Sanny

Existem três tipos de estadiômetros profissionais oferecidos pela Sanny. Conheça cada um deles.

 

Estadiômetro Portátil | Personal Caprice Sanny ES2060

estadiometro como usar portatil sanny

Por ser portátil, este estadiômetro não precisa de fixação e é ideal para o profissional que se desloca para vários locais.

Sua haste de medição é dobrável e seu tripé de apoio retrátil, o que favorece seu transporte e armazenamento. Ele também acompanha bolsa para transporte.

 

Estadiômetro | Compacto Tipo Trena Sanny ES2040

estadiometro como usar compacto tipo trena

O Estadiômetro modelo Compacto Tipo Trena é uma opção prática e econômica para quem quer um equipamento menor.

Ele fica fixado na parede a uma altura de 210 centímetros, possuindo haste de medição com 175mm de comprimento, a maior do mercado, proporcionando melhor apoio na cabeça do avaliado e consequentemente maior precisão.

 

Estadiômetro | Standard Sanny ES2030estadiometro como usar strandard

Esse último estadiômetro é fabricado em alumínio anodizado, além de ter escala em PTG protegida por membrana de PVC, impedindo o desgaste da escala. 

Seu diferencial em relação a outros modelos de estadiômetros de parede é o sistema de correção de fixação, que  oferece o exclusivo sistema de “Ajuste Dimensional Sanny”, permitindo correções na instalação.

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Conclusão

Nesse artigo você pode entender quais os tipos de estadiômetro que existem e como usá-los, além de ter conhecido os melhores estadiômetros disponíveis no mercado!

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 17 de agosto de 2021Categories: Estadiômetros0 Comments

Compartilhar