Os profissionais de nutrição são responsáveis por cuidar da segurança alimentar tanto de forma individual como coletiva. Sendo assim, se trata de um profissional altamente importante para garantir a saúde nutricional das pessoas.

Dado o papel relevante que esse trabalho tem, é comum que muitas pessoas tenham interesse em trabalhar como profissionais de nutrição. Uma das dúvidas nesse processo é justamente por qual caminho seguir nessa carreira.

Se você quer conhecer os campos que um profissional de nutrição trabalha, está no artigo certo. Aqui vamos mostrar 9 áreas de atuação do nutricionista que você pode seguir dentro dessa carreira, assim como vamos dar dicas para se destacar nesse ramo. 

Boa leitura!

 

cta-adipometro-leitura-direta-dobra-cutanea-triceps

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

Quais as Principais Áreas de Atuação do Nutricionista? 

Existem muitas áreas de atuação para um nutricionista. As 9 principais áreas de atuação desse profissional são:

Vamos falar um pouco sobre cada um desses segmentos para que você possa entender as muitas possibilidades de trabalho que um nutricionista tem.

 

Saúde Coletiva

Em primeiro lugar, entre as áreas de atuação do nutricionista, temos a saúde coletiva. O profissional que se especializa nessa área vai oferecer a assistência e a educação sobre alimentação para a coletividade.

O profissional focado em saúde coletiva pode exercer sua função de diferentes formas. Algumas delas são:

  • Fiscalização sanitária, atuando na avaliação da qualidade dos processos de produção pelos quais passam os alimentos;
  • Aconselhamento de saúde, atuando na elaboração políticas públicas para resolver problemas relacionados à nutrição da população e seus problemas como desnutrição e obesidade, por exemplos;
  • Gerenciamento de programas governamentais, atuando na coordenação de uma atividade do setor público voltada para produção de alimentos.

 

Nutrição Esportiva

A segunda opção dentro das áreas de atuação do nutricionista é a nutrição esportiva. Como o nome sugere, é aquele profissional que atua com foco na prática de esportes. 

Nesse ramo, o profissional vai orientar indivíduos a uma alimentação que garanta um bom rendimento nas atividades físicas. 

Sendo assim, algumas atuações comuns nesse segmento são o acompanhamento nutricional de atletas, bem como a instrução de alimentação para equipes e clubes esportivos.

 

Gastronomia

A gastronomia também é um grande ramo possível para os profissionais de nutrição. Uma das principais atividades nesse ramo é a elaboração de cardápios, seja em hospitais, cursos gastronômicos ou até mesmo em restaurantes.

Além disso, dentro de restaurantes, o nutricionista também pode atuar no controle de qualidade e das condições de higiene do estabelecimento. 

Por último, os nutricionistas também podem prestar assessorias nutricionais para restaurantes de forma esporádica.

 

Nutrição Hospitalar 

A área de nutrição hospitalar diz respeito aos nutricionistas que trabalham dentro de hospitais. Esse tipo de especialidade foca em oferecer uma assistência dietética, bem como educação nutricional para pessoas que estão internadas em hospitais.

Esse profissional será responsável por atividades como a identificação de pacientes com doenças associadas à redução do apetite e perda de peso, por exemplo.

Por fim, esse tipo de profissional também tem o papel de cuidar e monitorar o estado nutricional de pacientes, principalmente em casos de tratamentos multidisciplinares.

 

Nutrição Oncológica

A nutrição oncológica é uma área de atuação mais específica da nutrição hospitalar que tem foco nos pacientes com câncer. Sendo assim, seu papel é fazer intervenções nutricionais para colaborar com a saúde alimentar do paciente durante o seu tratamento.

Dessa forma, o nutricionista oncologista vai ser muito importante para aumentar a qualidade de vida da pessoa, a partir das limitações que a própria doença oferece, bem como reduzir possíveis complicações do tratamento.

Da mesma forma que nutrição hospitalar, é comum que esse profissional participe de tratamentos multidisciplinares para potencializar os efeitos da quimioterapia, por exemplo. 

 

Indústria de Alimentos

nutricionista-industria-de-alimentos

Outro forte segmento de atuação do nutricionista é a indústria alimentícia, que tem sido uma grande oportunidade devido às mudanças que o próprio mercado tem vivido. A principal atividade na indústria de alimentos é a consultoria nutricional.

Com esse enfoque, o nutricionista pode trabalhar na gestão de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios dentro de empresas. 

Em uma organização, o profissional pode atuar em diferentes atividades, como por exemplo:

  • Análise do processamento de matéria-prima;
  • Elaboração de informes técnico-científicos;
  • Controle da qualidade de produtos;
  • Tratamento de assuntos regulatórios.

 

Marketing Nutricional 

Os nutricionistas também podem trabalhar com atividades relativas ao marketing dos alimentos, visto que têm um grande conhecimento sobre dados nutricionais deles.

Para essa especialização, é muito importante desenvolver a habilidade da comunicação e capacidade de lidar com pessoas. 

O principal papel do nutricionista que trabalha com marketing nutricional é participar da elaboração de campanhas de produtos do ramo alimentício, bem como desenvolver material educativo sobre o assunto.

 

Docência 

O nutricionista que opta pela docência é aquele que deseja passar seus conhecimentos sobre a nutrição para outros futuros profissionais. É possível ser docente de disciplinas mais gerais, bem como disciplinas mais específicas.

Os campos de atuação são amplos: o nutricionista pode dar aulas em cursos técnicos, em uma graduação, e cursos de especialização específicos. Tudo vai depender da sua preferência.

 

Pesquisa

Por fim, também há o profissional de nutrição que opta pelo caminho da pesquisa. É um ramo bastante acadêmico, no qual o profissional irá escolher um foco de estudo para realizar especializações, como o mestrado e doutorado.

Além disso, esse profissional poderá ser responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de coordenar estudos dietéticos, por exemplo. 

É muito comum também pesquisadores que são ao mesmo tempo professores, ensinando o assunto em que tem especialização.

 

Como Ser Destaque Dentro de Cada Área de Atuação do Nutricionista?

nutricionista-como-se-destacar

Para se destacar como um bom profissional, seja qual caminho optar por seguir, é muito importante que o nutricionista se dedique. Por isso, alguns pontos importantes para se tornar um nutricionista de qualidade são:

  • Buscar fazer uma graduação completa;
  • Investir em especializações e qualificações diferenciadas;
  • Desenvolver habilidades interpessoais;
  • Se manter atualizado sobre o campo de atuação.

 

cta-bioimpedancia-2

 

Conclusão

Nesse artigo te mostramos as principais áreas de atuação do nutricionista: desde a nutrição esportiva até o campo da pesquisa e docência, existem muitos caminhos que esse profissional de saúde pode escolher.

Para se destacar no mercado, o mais importante é procurar construir um conhecimento profundo sobre o assunto!

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 10 de novembro de 2021Categories: Profissionais da Saúde0 Comments

Compartilhar