Todos os nutricionistas sabem como os equipamentos podem colaborar na hora da realização da avaliação nutricional e acompanhamento do paciente. 

No entanto, o mercado tem trazido inovações e é importante que os nutricionistas estejam atentos a isso, como é o caso de bioimpedâncias e softwares para acompanhamento nutricional.

Se você quer saber mais sobre esses aparelhos e estar atualizado sobre todos eles, está no artigo certo.

Ao longo do texto, não só vamos falar sobre a importância de escolher bons equipamentos para nutricionista, mas também quais são os principais e os secundários que também podem colaborar. 

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

Importância de Usar Bons Equipamentos Para Nutricionistas

Bons equipamentos são muito importantes para os nutricionistas. Em primeiro lugar, porque garantem maior precisão e qualidade nos resultados, o que impacta diretamente nas orientações que serão feitas a partir das avaliações com os aparelhos.

Cada vez mais, alta tecnologia tem ajudado nisso, pois agrega valor ao serviço e mostra um diferencial para o cliente. Um bom exemplo de equipamentos high tech são as bioimpedâncias, que iremos falar mais a frente.

 

Equipamentos Para Nutricionista: Conheça os Principais

Nesse tópico, iremos trabalhar os principais equipamentos que não podem faltar no consultório de um nutricionista.

 

1. Bioimpedância

bioimpedancia-equipamentos-para-nutricionista

Em primeiro lugar, um dos equipamentos para nutricionistas mais modernos é a bioimpedância. Como os nutricionistas sabem, a bioimpedância é um exame voltado para a avaliação da composição corporal

Sendo assim, é através dele que se pode estimar alguns valores como massa magra, gordura corporal, água corporal total e taxa de metabolismo basal do paciente.

Trata-se de um equipamento moderno pois funciona a partir da magnitude da oposição do substrato biológico à passagem de uma determinada corrente elétrica para medir esses valores do paciente.

Uma das soluções mais modernas do mercado é a Bioimpedância Tetrapolar, aparelho nacional fabricado e garantido pela Sanny. 

Ao utilizar valores de resistência, reatância, impedância e ângulo de fase, o equipamento indica o estado nutricional do avaliado e, ainda, consegue informar fatores prognósticos para uma série de doenças.

 

 

2. Antropômetro ou Estadiômetro

O estadiômetro ou antropômetro é o equipamento mais indicado para realizar a mensuração da estatura durante uma avaliação física. Embora existam outras formas de medir, essa é a mais precisa.

No mercado, há tanto estadiômetros fixos, como estadiômetros portáteis e estadiômetros compactos.

 

 

3. Trena Antropométrica

Outro equipamento para nutricionista muito utilizado durante uma avaliação nutricional é a trena antropométrica. Elas são usadas a fim de oferecer valores das medidas das circunferências ou perímetros corporais. 

 

4. Adipômetro

adipometro-equipamento-nutricionista

O adipômetro também é um equipamento para nutricionista muito comum. Ele serve para medir a espessura de uma dobra cutânea com a sua camada subjacente de gordura de forma exata.

Através do adipômetro, o profissional consegue fazer uma avaliação da composição corporal com uma grande precisão, que ajuda na avaliação física.

Entre as dobra cutâneas que podem ser medidas pelo adipômetro, estão: 

  • Axilar média;
  • Abdominal;
  • Bicipital;
  • Coxa;
  • Tricipital;
  • Torácica;
  • Subescapular.

 

 

5. Programa Para Avaliação e Prescrição Nutricional

Por último, entre os equipamentos essenciais para nutricionista, temos também os programas para avaliação e prescrição nutricional. 

Eles são essenciais para oferecer mais agilidade ao processo, porque eliminam a necessidade da tarefa manual  Existem diversos softwares que ajudam o profissional nessa organização. 

Além de auxiliar nas próprias funções do profissional, ele pode até mesmo ser usado pelos pacientes. Sendo assim, esses programas podem fornecer informações sobre os horários das refeições, opções para substituir e até receitas indicadas por você.

 

Outros Equipamentos Para Nutricionista que Auxiliam a Avaliação do Paciente

Agora que já falamos dos equipamentos mais importantes para o nutricionista, vamos falar sobre outros aparelhos que também auxiliam nesse processo.

 

Balança Digital

Embora existam outros equipamentos que possam medir o peso do paciente, há nutricionistas que também utilizam a balança digital para isso. 

 

Paquímetro Ósseo

O paquímetro é uma ferramenta de medição bastante precisa. Serve para medir comprimento e diâmetro ósseo.

 

Kit Avaliação Física

Os kits de avaliação física são soluções que muitos fornecedores de equipamentos para nutricionista oferecem para facilitar a vida do profissional, além de proporcionar maior economia. 

Eles são compostos pelo conjunto dos principais equipamentos necessários para a realização de uma avaliação da composição corporal, como:

 

Dinamômetro, Pedômetro e Esfigmomanômetro

O dinamômetro, o pedômetro e o esfigmomanômetro são três elementos que também podem ser utilizados pelos nutricionistas.

O dinamômetro, por exemplo, serve para medir a força física do indivíduo durante uma avaliação nutricional. Ele pode ser tanto manual e de costas, como de pernas, o que oferece uma grande  precisão sobre a força do indivíduo.

Já o pedômetro é um aparelho digital que calcula o número de passos dados por uma pessoa no decorrer de um dia, sendo importante para alguns tipos de tratamentos mais específicos que envolvem gastos calóricos.

Por fim, um outro equipamento para nutricionista é o esfigmomanômetro, que serve para medir a pressão do paciente tanto sistólica quanto a diastólica do indivíduo avaliado.

 

Monitor de Frequência Cardíaca

Um último equipamento para nutricionista bastante útil é o monitor de frequência cardíaca. 

Seu papel é monitorar os batimentos cardíacos por minuto, explicitando a frequência cardíaca.

Sendo assim, com ele, o profissional pode mapear frequência em repouso ou em exercício, o que ajuda entender melhor o organismo do paciente, como, por exemplo, momentos em que aumentam e diminuem os batimentos cardíacos.

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Conclusão

Os equipamentos para nutricionista são essenciais e, quanto melhor eles forem, melhor será o seu desempenho profissional para com seus pacientes.

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 24 de setembro de 2021Categories: Profissionais da Saúde0 Comments

Compartilhar