Como os nutricionistas sabem, fazer a avaliação nutricional é um passo muito importante na hora de cuidar de um paciente. Afinal, ela é uma abordagem completa realizada pelo nutricionista com o objetivo de avaliar o estado nutricional do indivíduo.

Com uma avaliação nutricional de qualidade, portanto, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da saúde do paciente. No entanto, você conhece todas as etapas da avaliação e os melhores equipamentos para realizá-la?

Caso esteja com dúvidas, está no artigo certo. Ao longo dele iremos apresentar todas as etapas da avaliação nutricional, além de apresentar os melhores equipamentos utilizados para esse fim, bem como onde comprar. Boa leitura!

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

Como fazer uma avaliação nutricional de qualidade 

Antes de falar sobre os melhores equipamentos utilizados para a avaliação nutricional, é importante saber qual é o passo a passo para que ela seja feita corretamente e com qualidade.

A avaliação nutricional consiste em algumas etapas:

 

Anamnese nutricional

A anamnese nutricional é o primeiro passo da avaliação. Ela é feita a partir de um questionário aplicado pelo nutricionista, de forma a fornecer o maior número de informações que possam ajudar o profissional a prescrever a dieta mais adequada possível.

Por essa razão, as perguntas deve reunir dados como:

  • Histórico de doenças do indivíduo e da família;
  • Hábitos alimentares e intestinais;
  • Exames laboratoriais;
  • Realização de atividades físicas.

 

Medidas antropométricas

Como você deve saber, as medidas antropométricas dizem respeito a todas as informações  

que servem para avaliar o tamanho, a forma e a composição do corpo humano. Os principais tipos de medidas antropométricas que precisam ser medidas são:

  • Peso;
  • Altura;
  • Dobras Cutâneas;
  • Índice de Massa Corporal (IMC);
  • Circunferências corporais.

 

Peso

O peso é uma das medidas antropométricas mais conhecidas. Ele corresponde a dimensão da massa ou volume corporal total, que se constitui por todas as células, tecidos, órgãos e sistemas do organismo. O peso também reflete o equilíbrio proteico-energético do indivíduo. 

 

Altura

Como se sabe, a estatura expressa a dimensão linear do corpo humano, sendo a distância entre o ponto mais alto da cabeça e a região plantar.

 

Dobras cutâneas

As dobras cutâneas representam as medidas da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente. As medidas de dobras cutâneas devem ser realizadas em áreas específicas do corpo.

 

 

Índice de massa corporal (IMC)

Outro importante indicador de saúde que o profissional deve medir é o índice de massa corporal (IMC). Ele equivale ao peso em quilogramas dividido pela altura ao quadrado em metros.

Ele serve como um indicador de saúde, pois fornece um parâmetro para grupos populacionais.

 

Circunferências

avaliacao-nutricional-circunferência

A circunferência representa o perímetro dos diversos segmentos corporais. As medidas de circunferências podem ser realizadas nos membros superiores, membros inferiores, tronco (cintura, tórax e ombros), além do quadril.

 

Prescrição e acompanhamento do plano alimentar

Por fim, após a análise de todas as medidas antropométricas necessárias, juntamente com o histórico do paciente, o profissional pode elaborar o plano alimentar do seu paciente, de acordo com suas necessidades específicas. 

Além disso, posteriormente, é realizado o acompanhamento nutricional com consultas que monitoram a adesão à conduta nutricional orientada para avaliar as metas propostas e a necessidade de mudanças.

 

Equipamentos necessários para uma boa avaliação nutricional

Agora que você viu as etapas de uma avaliação nutricional, vamos falar mais sobre os equipamentos utilizados para fazer as medidas antropométricas do corpo do paciente.

 

Balanças digitais

As balanças digitais tem como objetivo medir o peso do paciente. Para a aferição dele, o paciente deve estar descalço, com roupas leves e sem qualquer adereço que possa influenciar no valor final.

 

Estadiômetro

O estadiômetro é o equipamento mais adequado para medir a altura do paciente. Existem tanto estadiômetros fixos, como estadiômetros portáteis e estadiômetros compactos no mercado.

Para a aferição da altura do paciente, é preciso que ele esteja descalço e  remova qualquer tipo de prendedor de cabelo ou desfaça qualquer tipo de penteado. Também é necessário que esteja com roupas leves.

 

Adipômetro

adipometro-avaliacao-nutricional

As dobras cutâneas do paciente são medidas através do adipômetro. Trata-se do equipamento ideal para medir a taxa de gordura corporal. Entre as dobras cutâneas que podem ser medidas com o adipômetro, estão:  

  • Tríceps (TR);
  • Subescapular (SB); 
  • Bíceps (BI);
  • Axilar média (AM);
  • Torácica ou peitoral (TX);
  • Supra-ilíaca (SI);
  • Supra-espinal (SS);
  • Coxa (CX);
  • Panturrilha medial (PM).

 

 

Medição com o adipômetro

Para a realização da medição das dobras cutâneas, o paciente deve estar com trajes mínimos, como de banho.  

Para fazer a medição, o avaliador deverá identificar e marcar com um marcador de dobras cutânea, caneta ou lápis dermatográfico o local da medida. 

Após isso, ele deve pinçar a dobra cutânea, utilizando o dedo indicador e o polegar da mão esquerda para diferenciar o tecido celular subcutâneo do tecido muscular. 

Cerca de um centímetro abaixo do ponto de reparo pinçado pelos dedos devem ser introduzidas nas pontas do adipômetro ou plicômetro. 

Na hora de avaliar os dados, devem ser executadas três medidas não consecutivas de cada dobra escolhida, a fim de evitar valores próximos e menos precisão no resultado.

 

Trena antropométrica

Para a medição das circunferências corporais, o profissional deve utilizar a trena antropométrica. As trenas antropométricas são utilizadas para realizar as medidas das circunferências e perímetros corporais.

Nessa medição, assim como o adipômetro, o paciente deve usar um traje adequado, sendo ele mínimo.

 

Bioimpedância

Por fim, outro equipamento utilizado durante uma avaliação nutricional é o aparelho de bioimpedância. A bioimpedância é um exame voltado para a avaliação da composição corporal. Com ela, é possível avaliar alguns dados importantes para o nutricionista, como:

  • Massa magra;
  • Massa gorda;
  • Massa muscular;
  • Hidratação;
  • Gordura visceral;
  • Taxa de metabolismo basal.

 

 

Onde comprar os melhores equipamentos para avaliação nutricional?

Os melhores equipamentos para avaliação nutricional são os equipamentos regularizados e de qualidade oferecidos no mercado.

A Sanny é uma empresa fabricante de equipamentos para área da saúde com Autorização de Funcionamento (AFE) emitida pela ANVISA. 

 

cta-adipometro-leitura-direta-dobra-cutanea-triceps

 

Conclusão

Nesse artigo você pode entender ainda mais sobre a avaliação nutricional e os melhores equipamentos para que possa executá-la. Na hora de escolher um fornecedor, priorize sempre qualidade e referência!

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 16 de setembro de 2021Categories: Adipômetros0 Comments

Compartilhar