Como muitos médicos e profissionais da saúde sabem, o adipômetro é uma ferramenta essencial na hora de calcular o percentual de gordura de um paciente.

Ao realizar uma avaliação antropométrica, é possível garantir com precisão a quantidade total de gordura que cada pessoa tem, o que vai ser fundamental na hora de elaborar um diagnóstico eficiente. 

No entanto, você sabe exatamente como calcular o percentual de gordura com adipômetro?

Caso essa seja uma dúvida, esse artigo pode te ajudar. Nele, vamos ensinar como é feito o cálculo utilizando as dobras cutâneas e também como realizar a leitura do adipômetro da forma mais adequada. Boa leitura!

Como calcular o percentual de gordura com adipômetro?

Em primeiro lugar, é importante saber como coletar as medidas. O profissional deve, antes de tudo, com o dedo indicador e o polegar da mão esquerda, destacar  a dobra cutânea da massa muscular adjacente.

Feito isso, segurando o adipômetro  com a mão direita,  o profissional deve introduzir as hastes do adipômetro abaixo do local da dobra destacada.

Em seguida, o avaliador deve soltar as mandíbulas do adipômetro completamente, para que o mesmo pressione a dobra e realize a medida. 

A leitura medida deve ser tomada dentro de 2 a 3 segundos após liberarmos a pressão do adipômetro na dobra cutânea. Você não deve soltar a dobra cutânea  da mão esquerda até que a leitura seja finalizada.

Antes de pressionar novamente o adipômetro, anote o valor.

Alguns dos pontos anatômicos que podem ser medidos são as regiões da escápula, da cintura, do tríceps e do bíceps, entre outras. Vamos falar um pouco sobre essas que mencionamos.

Escápula

A dobra cutânea subescapular é executada obliquamente em relação ao eixo longitudinal a dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula.

Cintura

A suprailíaca, como é conhecida, obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca. 

Tríceps

Realizada na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.

Bíceps

É medida no sentido do eixo longitudinal do braço, na sua face anterior, no ponto de maior circunferência aparente do ventre muscular do bíceps.

Como ler o adipômetro?

como calcular percentual de gordura com adipometro como ler

A leitura do valor expresso no adipômetro é sempre em unidades de milímetros (mm). O valor em mm representa a espessura da dobra cutânea  mensurada pelo aparelho. 

Nos modelos científicos com 2 ponteiros, a leitura deve ser iniciada pelo ponteiro menor, que representa as dezenas  da espessura da dobra cutânea. 

Depois disso, deve-se fazer a leitura do ponteiro maior que representa as unidades e as casas decimais. 

De forma prática: caso o ponteiro menor fique entre o 10 e o 20, descartamos o valor maior e ficamos com o menor, nesse exemplo, ficamos com o 10.

Ao analisar o ponteiro maior, se ele estiver sobre o número 3, por exemplo, significa que devemos adicionar mais três milímetros à medida. 

O valor da soma seria então os 10mm do ponteiro menor mais os 3mm do ponteiro maior. Sendo assim, a medida final é 13 mm.

Cálculo percentual de gordura 3 dobras

Pollock criou um cálculo para estimar o percentual de gordura utilizando 3 dobras cutâneas. Na pesquisa feita pelo autor, participaram mulheres com idades entre 18 e 55 anos. Por isso, a fórmula considera esse intervalo de tempo.

Os valores coletados das mulheres são o tríceps, suprailíaca  e coxa, que devem ser somados. Após isso, é calculada a densidade corporal (DC), através da fórmula abaixo.

  • DC = 1,0994921 – 0,0009929(SOMA) + 0,0000023 (SOMA)² – 0,0001392 (IDADE)

No caso dos homens, a idade varia entre 18 e 61 anos. O profissional deve aferir as dobras do peitoral, abdominal e coxa para, então, somar e inserir na fórmula abaixo.

  • DC = 1,1093800 – 0,0008267(SOMA) + 0,0000016 (SOMA)² – 0,0002574 (IDADE) 

Ao obter o resultado da DC, seja para homens ou  mulheres, você deve inserir na equação de Siri, que se baseia na densidade corporal total. Por fim, se chegará ao percentual de gordura do paciente:

  • Percentual de gordura = (495/DC) – 450

Como calcular o percentual de gordura com 4 dobras?

Nesse tipo de cálculo para homens, são considerados, medidos e somados os valores das dobras cutâneas do tríceps, coxa, abdominal e supra ilíaca. 

Em seguida, deve-se inserir os valores obtidos na  fórmula desenvolvida por Jackson-Pollock:

  • Densidade corporal = (0.29288 x soma das dobras) – (0.0005 x quadrado da soma das dobras) + (0.15845 x idade) – 5.76377

Por fim, o percentual será através dessa fórmula:

  • Percentual de gordura = (495/DC) – 450.

Para as mulheres, é bem parecido, sendo considerados medidos e somados os valores das dobras da coxa, abdominal, suprailíaca e tríceps também. 

Depois, esses dados devem ser incluídos na fórmula de Jackson-Pollock:

  • Densidade corporal = (0.29669 x soma das dobras cutâneas) – (0,00043 x quadrado da soma das dobras cutâneas) + (0,02963 x idade) + 1,4072

Por fim, o percentual será através dessa fórmula, igualmente a dos homens:

  • Percentual de gordura = (495/DC) – 450.

Cálculo percentual de gordura 7 dobras

como calcular percentual de gordura com adipometro 7 dobras

Por fim, também existe o cálculo de percentual de gordura utilizando 7 dobras cutâneas, também de Pollock. As 7 dobras são: 

  • Tricipital;
  • Subescapular;
  • Peitoral;
  • Axilar Média;
  • Abdominal;
  • Suprailíaca;
  • Coxa.

Com a soma dessas dobras cutâneas, você deve inserir  na fórmula da DC:

  • DC (g/cm³) =1,112-0,00043499 x (soma 7 Dobras) + 0,00000055 x (soma 7 Dobras) x 2 – 0,00028826 x (Idade)

E para obter o percentual de gordura, devemos utilizar a fórmula abaixo. 

  • Percentual de gordura = (495/DC) – 450.
Precisando de adipômetros? Acesse nossa Loja Online e confira nosso adipômetros com tecnologia 100% nacional.

Conclusão

Através do adipômetro, o profissional consegue fazer uma avaliação da composição corporal com maior precisão, que é bastante necessária para o seu trabalho.

Portanto, nesse artigo você pode entender como calcular o percentual de gordura com o adipômetro para garantir maior qualidade nesse processo!

By Published On: 27 de agosto de 2021Categories: Adipômetros0 Comments

Compartilhar

Leave A Comment