Existem diversos tipos de equipamentos de saúde que os profissionais dessa área utilizam para cuidar dos pacientes, seja na prevenção, identificação ou até mesmo tratamento das doenças e problemas no organismo.

Os equipamentos de saúde, ou equipamentos médicos hospitalares, se dividem em alguns tipos. Você conhece eles e, ainda, quais são os principais que você deve usar dentro do seu consultório

Caso você queira saber mais sobre eles e conhecer bons fornecedores, está no artigo certo. Além de falar sobre os principais tipos, vamos trazer dicas para escolher o seu fornecedor de equipamentos de saúde e mostrar todos os benefícios da Sanny. Boa leitura!

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

O Que São Equipamentos de Saúde? 

Como falamos acima e você deve saber, os equipamentos de saúde dizem respeito a todos os aparelhos usados para fins médicos. 

Sendo assim, eles servem para facilitar o diagnóstico, prevenção e tratamento de pacientes e, dessa forma, oferecem uma maior qualidade de vida. Existem diferentes tipos de equipamentos de saúde que podem ser usados pelos profissionais. 

 

Tipos de Equipamentos para Saúde

Os equipamentos para saúde se dividem de acordo com o propósito. Sendo eles:

  • Equipamentos para diagnóstico;
  • Equipamento médico durável;
  • Equipamentos de tratamento;
  • Equipamentos de suporte de vida.

 

Equipamentos para Diagnóstico

Equipamentos médicos de diagnóstico, como o próprio nome sugere, são todos os equipamentos utilizados com o objetivo de diagnosticar a condição de um paciente.

Eles são usados para avaliar o paciente de forma mais precisa, com base nos sintomas descritos por ele.

É importante que o profissional de saúde esteja atento a toda e qualquer anormalidade que aparecer no resultado. Alguns dos tipos de equipamento para auxiliar no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças são:

 

Equipamento Médico Durável

O segundo tipo de equipamentos de saúde que existe é o Equipamento Médico Durável (EMD). De forma geral, ele é uma espécie de prescrição médica com o objetivo de auxiliar o paciente para alguma doença ou condição terapêutica.

Trata-se também de um aparelho reutilizável de longo prazo, como o nome sugere. Algumas das características comuns de equipamentos médicos hospitalares duráveis ​​incluem características antiderrapantes e resistência à carga, por exemplo.

Alguns dos equipamentos médico duráveis que existem são:

  • Cadeiras de rodas manuais ou elétricas;
  • Leitos hospitalares;
  • Andarilhos, muletas e bengalas; 
  • Equipamento de tração;
  • Colchões de pressão;
  • Bombas de insulina;
  • Nebulizadores.

 

Equipamentos de Tratamento

Os equipamentos de saúde para tratamento se configuram como todos os aparelhos usados para tratar alguma doença ou condição específica. 

O objetivo deles é solucionar anormalidades para restaurar a função nos órgãos ou tecidos afetados dentro do corpo, o que inclui suprimentos cirúrgicos projetados para fornecer tratamento para certas condições que requerem intervenção cirúrgica.

Alguns tipos de equipamentos de saúde para tratamento são:

  • Bombas de infusão;
  • Máquinas cirúrgicas;
  • Laser médicos.

 

Equipamentos de Suporte de Vida

equipamentos-de-saude-suporte-a-vida

Por fim, também existem os equipamentos de suporte de vida. Eles são todos aqueles aparelhos destinados a manter a função corporal de um paciente. 

Sem eles, os sistemas de órgãos do paciente não irão funcionar por conta própria. Alguns dos equipamentos de suporte de vida são:

  • Máquina coração pulmão;
  • Ventiladores mecânicos;
  • Incubadores;
  • Máquinas de diálise.

 

Quais São os Principais Equipamentos de Saúde?

Alguns dos equipamentos de saúde que são importantes para auxiliar no diagnóstico e cuidado dos pacientes são o adipômetro e a bioimpedância. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

 

Adipômetro

equipamentos-de-saude-adipometro

O adipômetro é outro tipo de equipamento de saúde utilizado pelos médicos para medir a espessura de uma dobra cutânea com a sua camada subjacente de gordura. 

O adipômetro serve para usos em ambientes ambulatoriais, consultórios e academias em geral, além de estudos epidemiológicos.

 

 

Bioimpedância

Por fim, a bioimpedância também é um dos equipamentos de saúde que são utilizados por profissionais dessa área. 

A bioimpedância é um exame voltado para a avaliação da composição corporal, sendo responsável por estimar alguns valores como massa magra, gordura corporal, água corporal total e ângulo de fase.

 

 

Dicas Para Escolher o Seu Fornecedor de Equipamentos de Saúde

Agora que você já conhece alguns equipamentos de saúde que você pode usar no seu consultório, está na hora de descobrir como escolher bem o fornecedor desses  equipamentos.

Em primeiro lugar, é importante se certificar da qualidade dos produtos oferecidos. A qualidade dos equipamentos de saúde vai interferir diretamente no tratamento médico. 

Sendo assim, é importante pesquisar bem as marcas e os modelos dos produtos que você precisa adquirir. Escolher fornecedores de referência no setor faz toda a diferença. 

Além disso, é importante analisar o histórico do fornecedor, como, por exemplo, se a empresa e o produto tem os devidos registros nos órgãos competentes, como por exemplo ANVISA. 

É importante também considerar o atendimento da empresa e, por fim, as condições de contrato.

 

Vantagens de Comprar Seu Equipamento de Saúde com a Sanny

Uma das empresas fornecedoras de equipamento de saúde de qualidade é a Sanny. Em primeiro lugar, uma das vantagens de optar por essa empresa, é que ela é líder de mercado no Brasil.

Para estar dentro das normas e protocolos exigidos do mercado, os equipamentos de saúde da Sanny possuem uma altíssima qualidade, estando devidamente registrados junto à ANVISA.

Por fim, uma das vantagens da Sanny é seu diferencial: ela é pioneira na fabricação, por exemplo, de bioimpedâncias profissionais com tecnologia 100% nacional, um equipamento que traz maior precisão e praticidade para os profissionais.

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Conclusão

Como você pode ver, existem uma grande quantidade de equipamentos de saúde no mercado, como é o caso de aparelhos importantes como o adipômetro e a bioimpedância

Para escolher um de qualidade, conheça bem a empresa por trás do produto.

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 22 de setembro de 2021Categories: Profissionais da Saúde0 Comments

Compartilhar