Os aparelhos estéticos médicos são usados para cuidar e tratar problemas associados à aparência estética de uma pessoa. No entanto, você conhece quais são os equipamentos para esteticista

Desde macas e bancos, até aparelhos ionizadores e adipômetros, existem diversos tipos que você deve conhecer. 

Se você quer saber mais sobre esses equipamentos, está no artigo certo. Nele, iremos citar todos os tipos de aparelhos usados por esteticistas, além de mostrar a importância de ter esses aparelhos. Boa leitura!

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

Equipamentos para esteticista: 10 principais tipos que não podem faltar no consultório!

Aqui vamos apresentar os principais tipos de equipamentos para esteticista que não podem faltar no consultório. 

 

Equipamentos básicos para o consultório

Em primeiro lugar, vamos falar dos equipamentos mais básicos para uma clínica de estética, como é o caso de macas, EPIs e máquinas de esterilização.

 

Macas e bancos

Todo e qualquer procedimento precisa de macas, pois é nelas que os pacientes ficam durante o processo. Existem vários tipos de macas, desde as simples, até aquelas com armários embutidos. 

Já os bancos servem para o seu conforto e dos outros profissionais que fazem parte do procedimento, podendo ser reguláveis em relação à altura, o que facilita o ajuste para oferecer mais conforto. Além disso, existem bancos com encosto ou sem encosto.

 

EPIs

Existem muitos equipamentos de proteção individual essenciais para os esteticistas. São eles, por exemplo:

  • Máscara descartável;
  • Luvas;
  • Toucas cirúrgicas;
  • Avental;
  • Óculos de segurança.

Todos os materiais que são usados pelo profissional para atender o paciente – precisando ser descartados depois do uso – devem ser essenciais dentro de uma clínica de estética.

 

Máquina de esterilização

A máquina de esterilização é um item muito importante para a limpeza de uma clínica de estética. Afinal, como seu papel é esterilizar o espaço, ela elimina os riscos de infecção nos pacientes ou infecções cruzadas.

Existem tanto máquinas de esterilização por águas como câmeras mais modernas, que é o caso da cuba de limpeza ultrassônica, garantindo total higienização e esterilização em um espaço menor de tempo.

 

Adipômetro

equipamentos para esteticista adipometro

 

Um outro tipo de equipamento médico básico que os esteticistas podem fazer uso é o adipômetro, principalmente quando se diz respeito a acompanhar a evolução após procedimentos voltados para diminuir a gordura corporal.

O adipômetro é um equipamento responsável por medir a espessura de uma dobra cutânea com a sua camada subjacente de gordura. 

Em um tratamento de emagrecimento, ele permite avaliar em que locais do corpo está havendo aumento de gordura subcutânea, por exemplo.

Uma das melhores fabricantes desse tipo de equipamento é a Sanny. A Sanny é referência nacional em equipamentos antropométricos.

 

 

Equipamentos essenciais para tratamentos 

Além dos equipamentos para esteticistas mais básicos, também existem os equipamentos essenciais para os procedimentos estéticos que acontecem na clínica. Vamos falar sobre os principais neste tópico.

 

Vaporizador

Em primeiro lugar, tem-se os vaporizadores. Eles são usados em tratamentos estéticos que envolvem o processo de abertura dos poros. 

Sendo assim, os vaporizadores servem para preparar a pele para limpeza profunda ou para aplicar produtos. No entanto, vale ressaltar que eles não agridem a pele nem causam efeitos colaterais.

 

Aparelho ionizador

Outro tipo de equipamentos para esteticistas são os ionizadores. Eles facilitam a penetração de produtos na pele para tratamentos contra acnes e rugas, por exemplo.

Há também as versões maiores do aparelho ionizador, que pode ser utilizado para tratar pele com tendência à celulite e gordura localizada.

 

Aparelho para vacuoterapia

Os equipamentos para esteticistas como o de vacuoterapia servem para combater a gordura localizada e celulite de forma mais simples e rápida.

Além disso, também funcionam como estimulante para promover circulação linfática ou remover contraturas musculares, de forma a diminuir as dores.

 

Aparelho para peeling

O aparelho de peeling tem como função promover uma esfoliação mecânica, fazendo parte da etapa de renovação da pele e deixando o processo indolor e mais rápido.

Sendo assim, ele renova  as camadas superficiais e remove inflamações como cravos, espinhas, manchas e rugas.Além disso, o aparelho para peeling também estimula a produção de colágeno.

 

Aparelho de microcorrentes

Por fim, um outro aparelho utilizado é o de microcorrentes, sendo considerado o padrão elevado entre as tecnologias.

Esse equipamento para esteticista pode ser usado em tratamentos para diminuição de rugas, bem como controle de oleosidade e atenuação de estrias e celulites.

 

Qual equipamento para esteticista não pode faltar em sua clínica?

Além de todos os equipamentos para esteticista que citamos, o principal equipamento para esteticista que não pode falar em uma clínica são aqueles específicos para os tratamentos que o estabelecimento oferece.

Sendo assim, se você deseja se especializar em apenas um tipo de tratamento, é essencial ter os melhores equipamentos para esse tipo de procedimento.

 

Qual a importância de ter equipamentos para esteticista de qualidade?

equipamentos para esteticista de qualidade

 

São os equipamentos para esteticista de qualidade que vão garantir a eficiência e um  resultado positivo dos procedimentos que visam melhorar o aspecto estético da pele. 

De forma geral, os equipamentos para clínicas de estética são criados a fim de facilitar os tratamentos estéticos. Com isso, tornam os processos menos dolorosos e também mais rápidos.

Ter equipamentos para esteticista de qualidade pode ser um dos diferenciais da sua clínica, de modo a oferecer mais prestígio e garantir maior autoridade.

Sendo assim, saber escolher os seus equipamentos para clínicas de estética vai influenciar diretamente no sucesso do seu negócio.

 

Benefícios de abrir sua clínica estética

Abrir uma clínica de estética no Brasil é um bom negócio, em primeiro lugar, pois trata-se de um nicho em constante crescimento.

Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2021, o Brasil tornou- se o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo.

Além desse cenário positivo, abrir uma clínica de estética pode oferecer maior potencial de ganho e independência profissional, além de mais tempo individual com o paciente.

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Conclusão

Nesse artigo, você pode descobrir e conhecer diversos equipamentos para esteticista que existem, desde aqueles básicos, até os usados para tratamentos específicos. O mais importante é sempre investir em materiais de qualidade!

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 10 de setembro de 2021Categories: Profissionais da Saúde0 Comments

Compartilhar