Assim como o peso e a quantidade de gordura corporal, a medição da altura é uma das etapas da avaliação física e, como os profissionais de saúde sabem, ela é muito importante para o diagnóstico final do paciente. 

No entanto, gestores e pessoas da área também podem ter dúvidas de como se chama o aparelho para medir a altura de um paciente.

Se você quer saber como se chama o aparelho para medir altura e, claro, entender mais como usá-lo, está no artigo certo. Vamos te falar sobre os tipos de aparelhos usados e tudo mais que você precisa saber. Boa leitura!

 

cta-adipometro-leitura-direta-dobra-cutanea-triceps

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

Qual Aparelho É Usado Para Medir Altura?

O nome dado ao aparelho usado para medir altura é o estadiômetro, também chamado de antropômetro. Ele serve para medir a altura de pessoas adultas. Existem outras formas de medir a altura, no entanto, essa é a mais precisa.

Para crianças menores de 2 anos, em geral, se usa o antropômetro horizontal ou o chamado infantômetro. Depois disso, já se pode usar os estadiômetros.

 

Quais São os Tipos de Aparelho Para Medir Altura?

Existem diferentes tipos de aparelhos para medir a altura. Os estadiômetros podem ser fixos ou portáteis.

 

Fixos

Estadiômetros fixos de parede geralmente possuem um perfil de alumínio ou madeira com uma escala de centímetros.

Esse tipo não tem base, só a haste e o perfil com a escala, ou em alguns modelos, como no estadiômetro compacto, apenas uma trena. Consultórios e salas de avaliação de academia, por exemplo, são ideais para receber esse tipo de equipamento. 

 

Como Colocar Um Estadiômetro na Parede?

A instalação de um estadiômetro na parede é bastante simples. Ela sempre deve ser orientada pelo fabricante e pode variar de acordo com o modelo do aparelho para medir altura.

No geral, são necessários apenas 1 ou 2 furos e fixar o equipamento na parede com a bucha e o parafuso que acompanham o produto. 

Além disso, é necessário ter um pé direito mínimo de 221 centímetros para a instalação adequada do antropômetro. 

 

Portáteis 

Os portáteis são aqueles, como o próprio nome sugere, que podem ser movidos e transportados com facilidade. 

São ótimas opções para profissionais que precisam se locomover e fazer avaliações em vários lugares. Dessa forma, não precisa de instalação para utilizá-lo.

 

Como Usar o Aparelho Para Medir Altura? 

Agora que você já sabe que o nome do aparelho para medir altura de pacientes é o estadiômetro, vamos te ensinar como usá-lo através de um passo a passo.

 

Orientações Iniciais

Em primeiro lugar, você deve pedir para que o paciente retire o sapato, seja qual for ele, para garantir que não haja alterações no valor real de sua altura. 

Da mesma forma, é importante retirar objetos que estejam no cabelo.É recomendado também que o paciente não esteja usando roupas pesadas.

 

Medição 

Para a medição, o paciente deve ficar de pé, com os calcanhares unidos  e pernas  em 

paralelo. Já os braços devem ficar relaxados ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para dentro. 

Além disso, o avaliado deve manter a cabeça em um plano onde o ponto mais baixo da margem orbitária fique alinhado horizontalmente ao ponto mais alto da margem do meato acústico externo, conhecido como plano de Frankfurt. 

O calcanhar, as panturrilhas, os glúteos, as costas e a parte posterior do crânio devem ficar encostados na parede. 

É comum que, devido a desvios anatômicos, algumas pessoas não conseguem encostar todas essas partes na parede. Nesses casos, o essencial é que os calcanhares, costas e nádegas estejam encostadas no estadiômetro ou na parede, dependendo do modelo utilizado.

 

Anotação da Medida

Por último, será o momento de movimentar o cursor de modo delicado até a cabeça, colocando uma pressão que seja o bastante para comprimir o cabelo caso seja necessário. Feito isso, basta fazer a anotação da medida encontrada.

 

Quem Pode Usar os Estadiômetros?

No geral, o estadiômetro é indicado para todos os profissionais da saúde que precisam medir seus pacientes. É muito comum encontrá-los em centros de avaliação física, hospitais e academias, por exemplo.

 

Onde Encontrar Aparelho Para Medir Altura?

A Sanny é uma marca nacional que fabrica estadiômetros de elevada qualidade. Vamos mostrar alguns dos aparelhos profissionais disponíveis. 

 

Estadiômetro | Compacto Tipo Trena Sanny ES2040

estadiometro-compacto-tipo-trena-sanny

O Estadiômetro modelo Compacto Tipo Trena é uma opção mais prática e econômica para quem quer um equipamento menor. 

Usá-lo também é bastante simples. Ele fica fixado na parede a uma altura de 210 centímetros, possuindo haste de medição com 175mm de comprimento. 

Essa é a maior haste do mercado para esse modelo. Ela proporciona melhor apoio na cabeça do avaliado e, com isso, maior precisão.

 

Estadiômetro | Standard Sanny ES2030

estadiometro-standart-sanny

Já o estadiômetro mais tradicional é o Standard Sanny ES2030. No entanto, apresenta um diferencial de mercado: tem um sistema de correção de fixação, que oferece o exclusivo sistema de “Ajuste Dimensional Sanny”, permitindo correções na instalação.

 

Estadiômetro Portátil | Personal Caprice Sanny ES2060

Por último, uma opção portátil é o Personal Caprice Sanny ES2060. Sendo assim, não precisa de fixação, opção bastante desejada por profissionais que se deslocam para vários locais com ele.

Além disso, a haste de medição é dobrável e o tripé de apoio retrátil, o que favorece seu transporte e armazenamento.

 

cta-bioimpedancia

 

Conclusão

Nesse artigo você pode descobrir mais sobre o aparelho para medir altura, como nome, modo de usar e modelos. Precisão na hora de medir a altura do paciente é essencial para uma avaliação física de qualidade!

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 3 de novembro de 2021Categories: Estadiômetros0 Comments

Compartilhar

Leave A Comment