Tanto para pessoas que trabalham em ambientes hospitalares como para as pessoas que gerenciam esses espaços, conhecer bem os insumos hospitalares necessários é muito importante.

Você sabe quais são os insumos hospitalares que você precisa, por exemplo, para avaliação física? Se você quer saber mais sobre eles, está no artigo certo.

Ao longo deste texto, vamos falar mais sobre o que caracteriza os insumos hospitalares e, ainda, listar alguns tipos necessários para avaliação física em seu hospital ou em sua clínica. Por fim, também vamos falar dos fornecedores de insumos hospitalares. Boa leitura!

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

O Que São Insumos Hospitalares?

O ambiente hospitalar possui uma diversidade de equipamentos hospitalares essenciais para o diagnóstico e tratamento de pacientes.

Os insumos hospitalares dizem respeito a todos os equipamentos e produtos médicos que são fornecidos por empresas distribuidoras – com expertise e experiência no campo da medicina – e servem para atender diferentes tipos de necessidades médicas.

 

Insumos Hospitalares Que Você Precisa em Seu Hospital ou Clínica

Agora, vamos falar sobre alguns insumos hospitalares que você deve adquirir dentro do ambiente hospitalar ou clínico. 

 

EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são todos aqueles dispositivos ou produtos de uso individual utilizados pelo profissional, a fim de proteger contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

Os tipos de EPIs variam de acordo com o trabalho que será executado. No caso dos hospitais e clínicas, iremos falar sobre alguns deles.

 

Aventais Descartáveis

Os aventais descartáveis são usados pelos pacientes e médicos para maior segurança, principalmente em cirurgias. É essencial que este material médico seja descartável, principalmente, quando se trata desses casos. 

 

Máscaras Descartáveis

Além dos aventais descartáveis, também são utilizadas as máscaras para proteção das vias respiratórias. São essenciais para evitar contaminação e proliferação de doenças que passam por meio da respiração, principalmente em cirurgias.

 

Luvas Descartáveis

insumos-hospitalares-luvas-descartaveis

Outro tipo de EPI que fazem parte dos insumos hospitalares são as luvas descartáveis. Na maioria dos procedimentos realizados na área da saúde, é obrigatório o uso de luvas descartáveis para proteger as mãos, que são um dos principais meios de contrair infecções. 

 

Toucas Descartáveis

Por fim, outro EPI bastante comum nos ambientes hospitalares são as toucas, que protegem não só da contaminação, como evitam a queda de cabelos no momento da execução de tarefas. 

 

Outros Insumos Hospitalares

Além desses, outros insumos hospitalares utilizados são os respiradores; álcool em gel;

curativos e materiais de limpeza.

 

Insumos Hospitalares para Avaliação Física

Agora que falamos sobre insumos hospitalares para o hospital, vamos falar sobre os insumos hospitalares essenciais na hora de fazer uma avaliação física dos pacientes.

 

Aparelhos de Pressão 

insumos-hospitalares-estetoscopio

Os aparelhos de pressão são utilizados para verificar a pressão arterial. Existem dois tipos de modelos, os digitais e os analógicos.

Os modelos digitais se dividem entre automáticos e semiautomáticos. Os primeiros realizam a insuflação e a desinsuflação de forma totalmente automática. 

Os semiautomáticos demandam que se insufle o equipamento de forma manual. No entanto, a medição da pressão arterial e a desinsuflação ocorrem de forma automática. 

Por fim, no tipo analógico, todos os processos são feitos de forma manual, além de precisar do estetoscópio para a medição.

 

Bioimpedância

A bioimpedância é um exame que permite uma medição completa dos índices corporais, o que favorece uma avaliação mais aprofundada da composição corporal do paciente. 

Com ela, é possível avaliar alguns dados importantes, como:

  • Massa magra;
  • Massa gorda;
  • Massa muscular;
  • Hidratação;
  • Ângulo de Fase ;
  • Resistência e Reatância
  • Taxa de metabolismo basal.

Para fazê-la, existem aparelhos de bioimpedâncias e balanças de bioimpedâncias. Os primeiros costumam ser mais confiáveis que os segundos.

O funcionamento de uma bioimpedância se dá a partir da magnitude da oposição do substrato biológico à passagem de uma determinada corrente elétrica. 

 

 

Trenas Antropométricas

Para a medição das circunferências corporais, muito comum nas avaliações físicas, o profissional deve utilizar a trena antropométrica

As trenas antropométricas servem para oferecer valores das medidas das circunferências ou perímetros corporais. 

 

Adipômetro

insumos-hospitalares-adipometro

Entre os insumos hospitalares utilizados para uma avaliação física, tem-se também o adipômetro. Esse aparelho é responsável por medir a espessura de uma dobra cutânea com a sua camada subjacente de gordura. 

As principais dobras cutâneas medidas, entre outras, são:

  • Axilar média;
  • Abdominal;
  • Bicipital;
  • Coxa;
  • Tricipital;
  • Torácica;
  • Subescapular.

Esse tipo de monitoramento serve, por exemplo, para entender quais são os riscos de se adquirir doenças causadas pela obesidade, como é o caso de problemas cardiovasculares e diabetes.

 

 

Fornecedores de Insumos Hospitalares: Vantagens da Sanny

Os fornecedores de insumos hospitalares são responsáveis por garantir a segurança e a qualidade dos produtos, com soluções que têm o objetivo de eliminar riscos e melhorar os resultados em procedimentos hospitalares.

Um dos fornecedores de insumos hospitalares de excelência no mercado é a Sanny, sendo líder desse setor no Brasil.

Para estar dentro das normas e protocolos exigidos do mercado, os equipamentos de saúde da Sanny possuem uma altíssima qualidade, estando devidamente registrados junto à ANVISA.

Além disso, uma dos diferenciais da Sanny é que se trata de uma empresa pioneira na fabricação de bioimpedâncias profissionais com tecnologia 100% nacional, um equipamento que traz maior precisão e praticidade para os profissionais.

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Conclusão

Nesse artigo você pode entender mais sobre os insumos hospitalares, principalmente aqueles que são utilizados para uma avaliação física. Na hora de escolher um fornecedor, priorize sempre qualidade e referência!

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 27 de setembro de 2021Categories: Profissionais da Saúde0 Comments

Compartilhar