Quando começamos uma atividade física, nosso primeiro impulso é querer ver mudanças imediatas, não é mesmo? E, quando esses resultados demoram para chegar, ou não são como esperávamos, o desânimo é inevitável. 

A verdade é que, para que seu corpo tire o máximo de proveito das atividades físicas, existe um ingrediente essencial, que é frequentemente ignorado: conhecer a sua composição corporal

Quando falamos de composição corporal, estamos nos referindo à quantidade de água, músculos, ossos e gordura que o seu corpo apresenta. Conhecer esses fatores é super importante para montar uma dieta e uma rotina de exercícios que dará mais resultados. 

Mas, como fazer isso? 

Nós respondemos: por meio da bioimpedância

Esse é um exame completo, e também complexo, que pode te ajudar a potencializar os resultados na academia. Para saber se o resultado da bioimpedância é confiável, como realizar o exame e quais ferramentas utilizar no processo, continue acompanhando este artigo. 

 

 

Bioimpedância é confiável: afinal, o que é bioimpedância?

bioimpedancia-o-que-e

A bioimpedância é um exame muito útil. Um equipamento de bioimpedância profissional usa uma corrente elétrica leve para determinar a composição corporal de uma pessoa, fazendo uma medição aproximada de sua quantidade de gordura, músculo e ossos. 

O exame é muito popular entre nutricionistas, profissionais da endocrinologia e educadores físicos, já que pode ajudar a traçar planos alimentares mais adequados, assim como determinar os tipos de exercícios que serão mais eficientes para os objetivos de cada paciente. 

O resultado da bioimpedância é confiável?

Sim, a bioimpedância é confiável! Na verdade, o resultado do exame de bioimpedância é um dos mais confiáveis do mercado, desde que seja realizado com os equipamentos corretos. 

A bioimpedância é um processo sofisticado e existem duas principais variáveis que precisam ser analisadas na determinação da confiabilidade do exame: a qualidade do equipamento de bioimpedância, e a realização de protocolos antes do exame. 

Os protocolos são importantes porque a bioimpedância usa correntes elétricas para inferir a composição corporal. Essas correntes usam a água do corpo para fazer a medição e, se a pessoa estiver desidratada, os resultados do exame podem ser alterados. 

Ela é melhor que os outros métodos?

Não necessariamente. A bioimpedância é confiável, mas é apenas um dos métodos de examinar a composição corporal. A efetividade do método deve ser avaliada caso a caso, com a ajuda de profissionais especializados. 

Qual a precisão da bioimpedância?

Qual a precisão da bioimpedância?

A bioimpedância é um exame extremamente preciso, quando realizado sob as condições ideais. Mas, pode ser difícil afirmar categoricamente qual a porcentagem de precisão do procedimento, que depende de fatores externos para entregar um bom resultado. 

Se você está realizando um exame de bioimpedância com um profissional adequado, e seguindo as suas recomendações, não há com o que se preocupar, seu exame de bioimpedância será muito preciso. 

Quando é indicado utilizar a bioimpedância?

O exame não possui restrições, sendo indicado para todas as pessoas que desejam conhecer a sua composição corporal de forma mais aprofundada. Esse é um procedimento muito valioso para aqueles que estão sendo acompanhados por nutricionistas, ou desejam seguir uma rotina de exercícios mais estruturada, com objetivos claros, como aumentar massa magra, perder gordura ou manter o peso ideal. 

Pessoas que têm marca-passo não devem realizar o exame, assim como mulheres grávidas. No dia anterior ao exame, é aconselhável que o paciente não faça uso de bebidas alcoólicas ou diuréticas e faça um jejum de, pelo menos, 4 horas.  

Bioimpedância profissional: As melhores opções do mercado

A qualidade do equipamento de bioimpedância é um fator crucial na confiabilidade do exame. Por isso, é importante escolher um modelo de boa reputação no mercado. 

A seguir, apresentamos dois dos principais modelos de equipamentos de bioimpedância da Sanny, uma pioneira na fabricação de equipamentos de medição corporal de qualidade. Confira! 

Bioimpedância Tetrapolar Profissional | AF Sanny BIA1011AF

A Bioimpedância Tetrapolar Profissional Sanny BIA1011AF é um equipamento de alta performance, projetado para ajudar profissionais da saúde a determinarem com precisão a composição corporal de seus pacientes. 

Certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o modelo apresenta equações adaptadas para a composição corporal dos brasileiros, sendo a única ferramenta do mercado com essa característica. 

Ela é fácil de utilizar, portátil, oferece personalizações para cada tipo de usuário avaliado e conta com o suporte especializado Sanny para dúvidas e assistência técnica. 

Bioimpedância Tetrapolar Profissional | Sanny BIA1010

O equipamento de Bioimpedância Tetrapolar Sanny BIA1010 é um equipamento altamente preciso, também certificado pela Anvisa. Contando com um design funcional e arrojado , esse é um modelo portátil e resistente, que vai acompanhar o profissional nas mais variadas situações. 

Assim como o modelo anterior, a  Sanny BIA1010 é desenvolvida com tecnologia 100% nacional, contando com a garantia Sanny de qualidade. 

Para quais profissionais a bioimpedância é indicada?

A bioimpedância é um exame que serve, dentre outras finalidades, para determinar a quantidade de massa magra no corpo humano. Seus resultados ajudam no diagnóstico do grau de obesidade, por exemplo, ou alterações na massa corporal. 

Sendo assim, nutricionistas e nutrólogos podem usar o método, assim como endocrinologistas e outros profissionais relacionados ao controle hormonal. 

O que é melhor: bioimpedância ou adipômetro?

Ambos são métodos de avaliação corporal muito eficientes, cada um à sua maneira. Se realizada por equipamentos adequados, a bioimpedância pode ser mais precisa e produzir resultados mais confiáveis.

Mas isso não quer dizer que o uso do adipômetro é contraindicado. Esse também é um método muito confiável e pode ser tão efetivo quanto a bioimpedância, se feito corretamente. 

Qual o melhor método de avaliação física?

Quando o assunto é a avaliação física, não existe um método perfeito. Ambos os métodos são confiáveis e produzem bons resultados, que ajudarão pacientes a entenderem a sua composição corporal e, junto com especialistas, caminharem para uma vida mais saudável por meio da alimentação adequada e do exercício físico. 

 

Equipamentos de bioimpedância com qualidade comprovada, é na Sanny. Conheça agora todos os modelos em nosso site.

 

Conclusão: a bioimpedância é confiável?

Sim, quando realizada com os equipamentos corretos, e sob a orientação de profissionais capacitados, a bioimpedância é confiável

Apesar disso, como todos os outros exames, a bioimpedância tem algumas contraindicações – afinal, ela é feita por meio do uso de correntes elétricas – além de requerer alguns cuidados prévios para preservação dos resultados. 

Para saber se esse é o método mais adequado para o seu corpo, converse com o seu médico.

By Published On: 13 de setembro de 2021Categories: Bioimpedância0 Comments

Compartilhar

Leave A Comment