Cada vez mais diversas áreas da esfera humana estão sendo visadas por profissionais de coach. O coaching nada mais é do que uma metodologia de desenvolvimento guiada por um profissional através de orientações, técnicas e treinamentos específicos.

Entre as áreas que o coach atua, está a nutrição. O coaching nutricional, portanto, está bastante relacionado com a orientação das pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida através da alimentação, bem como transformar sua relação com os alimentos. 

Por ser uma área de atuação em ascensão, é importante que profissionais da área de nutrição e pessoas que têm interesse em seguir essa carreira conheçam mais sobre o assunto.

Esse artigo, portanto, irá falar sobre o que é coaching nutricional na prática, trazendo os principais objetivos, ferramentas e técnicas utilizadas por esses profissionais, além de apontar a diferença entre nutricionista e o coach nutricional. Boa leitura!

 

cta-kit-nutricao-clinico

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

O Que É Coaching Nutricional?

O coaching nutricional se configura como uma nova metodologia que ajuda na mudança de comportamento e adoção de hábitos mais saudáveis em relação às escolhas alimentares de um indivíduo.

O papel do coaching nutricional, portanto, será guiar o cliente para transformar os objetivos em relação a sua dieta em uma realidade viável.

 

Como Funciona um Processo de Coaching Nutricional

De forma geral, o processo de coaching nutricional se dá através de sessões individuais, que podem acontecer em períodos fixos. As sessões de coaching nutricional envolvem questões como, por exemplo:

  • Motivação;
  • Mudança comportamental;
  • Responsabilidade;
  • Controle das emoções;
  • Valores e propósitos de vida.

Dessa forma, ao entender melhor o paciente e juntamente com ele, o profissional vai elaborar um conjunto de atividades e um plano de ação motivador para que os resultados sejam alcançados.

Um adendo muito importante é que a prática de coaching deve ser associada sempre a nutricionistas, assim como pode ser interessante que o próprio coach seja nutricionista, visto que somente este pode prescrever dietas.

Essa é uma determinação, inclusive, do Conselho Federal de Nutricionistas.

 

Quais os Principais Objetivos do Coaching Nutricional?

objetivos-coaching-nutricional

O coaching nutricional pode ser utilizado para diversos objetivos que envolvem o universo alimentar. No geral, é comum que os clientes que procuram coaching nutricional já estejam frustrados com várias tentativas de seguir uma dieta que não tiveram sucesso, por exemplo.

Dessa forma, entre os principais objetivos do coaching nutricional, estão, por exemplo, o controle do peso de forma consistente e o estabelecimento de metas realistas e concretas para a alimentação.

Além disso, pode-se buscar, por meio dessa metodologia, a adoção de hábitos para controle de uma doença específica, como é o caso da diabetes e a superação de transtornos alimentares, a exemplo da anorexia e da bulimia.

Ao trabalhar aspectos comportamentais da alimentação, alguns exemplos de objetivos que podem ser destacados no coaching nutricional são:

  • Obter motivação e apoio no processo de emagrecimento;
  • Reconhecer e combater a “fome emocional”;
  • Superar crenças limitantes sobre emagrecimento;
  • Desenvolver a autoconsciência sobre o ato de comer;
  • Gerir as emoções e sua influência na alimentação;
  • Conquistar resultados de longo prazo.

 

Ferramentas e Técnicas de Coaching Nutricional

Como já falamos, o coaching nutricional é uma prática que envolve uma série de técnicas e ferramentas para que tenha resultados de sucesso. Vamos falar sobre algumas delas.

 

Avaliação Comportamental

Em primeiro lugar, a avaliação comportamental é uma etapa crucial e inicial do processo de coaching nutricional. É nela que o profissional poderá mapear hábitos e padrões de comportamentos negativos do cliente em questão. 

Com isso, o coach nutricional terá noção do nível de consciência alimentar que o cliente se encontra e o que o faz procurar uma transformação da sua relação com a comida.

 

Definição de Objetivos Concretos

Metas e objetivos claros são muito importantes para se chegar onde se quer e isso não é diferente quando o assunto é coaching nutricional. É entendendo o cliente que será possível traçar metas realistas e sustentáveis.

É importante, ainda, que o coach estabeleça metas progressivas em curtos períodos e ao mesmo tempo trabalhe com um objetivo principal de longo prazo. 

 

Identificação de Valores e Crenças

Algumas técnicas presentes na prática de coach servem para identificar os valores e crenças fundamentais na vida de uma pessoa. Nesse caso, eles estão relacionados diretamente com a alimentação e as escolhas feitas durante esse processo.

Identificar esses valores e crenças também serão importantes para, no futuro, conseguir quebrar visões limitadas em relação à alimentação.

 

Elaboração do Plano de Ação

coaching-nutricional-o-que-e

Etapa importantíssima, a elaboração do plano de ação diz respeito ao planejamento escolhido para tornar a mudança de hábitos e comportamentos possíveis.

O plano de ação pode envolver também hábitos associados à alimentação, como atividade física e a construção da autoestima, para que se chegue ao objetivo pretendido. Todas as etapas são acompanhadas de perto pelo coach.

 

Incentivo à Autonomia

O coach também é responsável por guiar os clientes a um processo de maior autonomia e autossuficiência, afinal, somente a própria pessoa pode decidir o rumo da sua própria vida. 

O plano alimentar não funciona como uma imposição do coach, mas um guia que vai auxiliar na longa caminhada de autoconhecimento quanto à alimentação.

 

Controle do Estado Emocional

Por último, entender processos emocionais como possíveis motivações para os problemas alimentares é muito importante.

Logo, o profissional será responsável por aplicar técnicas de controle emocional, auxiliando a compreensão do cliente sobre seus sentimentos em relação a comida.

 

Para Quem o Coaching Nutricional É Indicado?

O coaching nutricional é indicado para todas as pessoas que querem transformar e melhorar sua relação com a alimentação e os hábitos alimentares de forma profunda, consciente e plena.

 

Nutricionista e Coach em Nutrição

O coach em nutrição, em primeiro lugar, não deve substituir o nutricionista. Eles podem atuar de forma conjunta. 

Isso acontece porque o nutricionista é um profissional com formação de ensino superior, já o coach em nutrição não necessariamente é um nutricionista. 

Portanto, é importante que o coach sempre apresente informações sobre formação, certificações e estratégias utilizadas no atendimento.

 

cta-kit-nutricao-cientifico

 

Conclusão

O coaching nutricional é uma área de atuação que busca trazer mais autonomia, reflexão e autoconhecimento quanto aos hábitos alimentares do cliente. 

No entanto, a presença do nutricionista é muito importante, pois, como determina o Conselho Federal de Nutricionistas, eles não podem prescrever dietas.

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 27 de outubro de 2021Categories: Adipômetros0 Comments

Compartilhar

Leave A Comment