A saúde postural reflete a qualidade do movimento dinâmico do corpo humano. Uma postura inadequada pode trazer diversos problemas para diferentes pessoas, como dor lombar, fadiga, lesões, cifose e até mesmo insônia. 

Uma das práticas que visam avaliar, prevenir e corrigir a postura é a avaliação postural. Sendo assim, é de grande importância para identificar alterações e desequilíbrios posturais de um paciente e, assim, conferir o melhor tratamento. 

Devido a sua importância, portanto, nesse artigo, iremos falar mais sobre a avaliação postural e suas características: o que é, qual é a importância, qual seu objetivo e como fazê-la de forma correta. Boa leitura!

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

O Que É a Avaliação Postural?

Em primeiro lugar, é interessante entender sobre a postura humana. Ela diz respeito à relação entre as posições dos complexos articulares do corpo em certo momento.

Sendo assim, quando se fala de um alinhamento ideal da postura, é esperado que todos os músculos, estruturas esqueléticas e articulações estejam em equilíbrio dinâmico, o que vai conferir a menor sobrecarga possível. 

Levando em conta isso, a avaliação postural nada mais é do que a avaliação clínica inicial para que o profissional possa descobrir e identificar quais são as alterações na postura adequada do paciente. 

Sendo assim, ela consiste no processo de avaliar e determinar desvios posturais dos indivíduos. A avaliação postural vai, então, definir se um segmento corporal ou articulação desvia-se de um alinhamento postural ideal. 

 

Qual a Importância de Uma Avaliação Postural?

A grande importância da avaliação postural se dá pois ela permite que tanto o avaliador  como o paciente entenda de forma clara e assertiva quais são os problemas de coluna que o segundo enfrenta. 

Dessa forma, é a partir da avaliação – que determina o grau do problema – que será possível definir um tratamento adequado para o paciente.

De acordo com as limitações que os desvios posturais proporcionam, a avaliação postural irá desenvolver movimentos e práticas diárias e oferecer uma postura mais adequada para o paciente. 

Como consequência disso, o paciente terá uma completa reestruturação das cadeias musculares.

 

Qual Objetivo da Avaliação Postural?

objetivos-avaliacao-postural

O principal objetivo da avaliação postural é identificar, prevenir e corrigir desvios e alterações na postura, uma vez que podem gerar desconfortos e incapacidades funcionais.

Os problemas posturais podem ser provocados por fatores que vão além da má postura. Sendo assim, problemas como a obesidade, traumatismo, atividades físicas sem orientação e desequilíbrios musculares podem colaborar para uma postura comprometida.

 

Como Fazer Uma Avaliação Postural: Passo a Passo

Fazer uma avaliação da forma correta é essencial para ter um diagnóstico preciso. Por isso, vamos falar sobre todas as etapas desse processo nos próximos tópicos.

 

Perguntar os Objetivos do Paciente 

Em primeiro lugar, ao se fazer uma avaliação postural, é muito importante entender quais são os objetivos do paciente. 

Entre as motivações, podem ser o ganho de força e o emagrecimento ou, como é mais comum, a busca por redução e melhora de dores, lesões e doenças.

 

Auxiliar o Paciente a Realizar Movimentos Simples Para Avaliação

Durante os movimentos que fazem parte da avaliação, é muito importante que o profissional auxilie o paciente ao realizá-los. Além disso, é essencial explicar a necessidade de cada movimento a ele.

O posicionamento natural do seu paciente vai ser importante para detecção de algum problema. Sendo assim, ao realizar a avaliação postural dele você deve posicioná-lo de forma na qual você consiga dar a volta por seu corpo. 

Além disso, a vestimenta mais indicada para analisar o paciente são as roupas de banho, pois irão facilitar o processo. 

Já quanto ao posicionamento do próprio profissional, você deve estar posicionado de forma exata na linha média do seu paciente. Isso vai garantir que não aconteça nenhum tipo de interferência visual.

 

Utilize Um Simetrógrafo Quadro Postural

O Simetrógrafo Quadro Postural é um produto ideal para se realizar a avaliação postural completa do paciente.  

Para utilizá-lo, o avaliado precisa se posicionar atrás do equipamento. Com isso, as linhas guias ficam na frente e auxiliam na visualização de desvios posturais. Sua função é auxiliar na detecção de possíveis desvios posturais através da observação da assimetria corporal e dos pontos anatômicos.

 

Observar os Problemas Encontrados

Após fazer a avaliação, será importante que todos os pontos sejam analisados. É importante que se visualize o equilíbrio global do corpo.

Além disso, nada deve passar despercebido pela sua avaliação postural neste momento, pois é ela que vai garantir um maior sucesso quando for necessário um tratamento.

 

Dicas Extras Para Uma Boa Avaliação

como-fazer-avaliacao-postural

Além dos passos que já falamos, iremos reforçar alguns pontos importantes para que a avaliação do seu paciente seja a mais completa possível.

 

Se Atente aos Pequenos Detalhes

Às vezes, o detalhe é o que faz a diferença. É importante, por exemplo, prestar atenção nos momentos em que o indivíduo se encontra relaxado, pois é comum que nesses momentos os desequilíbrios se revelem. 

No entanto, de forma geral, todos os movimentos do paciente podem indicar algum problema. Essas informações serão importantes, pois ao se pedir para o paciente ficar em bipedestação, ele irá naturalmente se tencionar.

 

Faça Uma Boa Entrevista e Perguntas Corretas

A primeira etapa do processo, como falamos, é conversar com o paciente para entender os objetivos. Sendo assim, durante essa entrevista, é importante anotar tudo e estar atento a linguagem corporal dele, como, por exemplo, manias e movimentos repetidos. 

Além disso, quanto mais perguntas detalhadas, melhor. Se o paciente diz que está tudo bem, é preciso investigar mais a fundo e fazer mais perguntas sobre o assunto para ter certeza que não há nada que está sendo esquecido ou ignorado. 

 

Analise a Lesão

Por último, durante uma avaliação postural, é importante sempre começar com a análise de uma lesão para descobrir, por exemplo, se ela é ascendente ou descendente. Esse tipo de informação será a base de toda a avaliação!

 

cta-adipometro-leitura-direta-dobra-cutanea-triceps

 

Conclusão

Nesse artigo você conseguiu entender não só o que é a avaliação postural e sua importância, mas principalmente como realizar uma boa avaliação postural no seu paciente

Quanto melhor e mais assertivo for o processo, maiores as chances de ter um diagnóstico preciso!

 

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 28 de outubro de 2021Categories: Adipômetros0 Comments

Compartilhar

Leave A Comment