Nosso objetivo é levar informação de qualidade na área da composição corporal, pautada em evidências científicas, a fim de provocar discussões enriquecedoras para a comunidade acadêmica e para o público interessado na avaliação e interpretação dos resultados obtidos pelas diversas técnicas preditivas dos diferentes componentes corporais.

É inegável que a prescrição dietética e de exercícios físicos deva ser precedida por uma boa avaliação física, para o conhecimento da condição inicial do cliente, a fim de atender da melhor forma possível suas necessidades e seus objetivos.

Esta avaliação deve privilegiar os componentes da aptidão física relacionada à saúde e, considerando que o objetivo de grande parte das pessoas é reduzir a gordura corporal e/ou aumentar a massa muscular, a estimativa das quantidades destes componentes é fundamental. Não só previamente ao início do programa, para a melhor prescrição, mas periodicamente, para o acompanhamento da evolução do cliente.

Apesar de toda esta importância, muitos profissionais de saúde ainda têm dúvidas sobre a escolha da técnica de avaliação da composição corporal para as pessoas ou grupos específicos que atendem. Além disso, mesmo escolhendo a técnica adequado podem surgir dúvidas sobre como utilizá-la ou como interpretar seus resultados.

Não é incomum que um profissional escolha a técnica antropométrica, por exemplo, e realize as medidas de dobras cutâneas utilizando um padrão diferente daquele que foi proposto pelo autor da equação preditiva que vai utilizar para estimar a porcentagem de gordura corporal. Ou ainda, que escolha a bioimpedanciometria e não saiba se o equipamento possui equações preditivas validadas para sujeitos com características semelhantes às de seus avaliados.

Estas são apenas algumas das fontes de erro mais comuns na área da avaliação da composição corporal. Assim, nosso objetivo com o Blog será auxiliar neste e em outros aspectos que possam tornar esta avaliação mais válida e segura, além de fomentar discussão e troca de material técnico e científico para ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde que primam por um atendimento de excelência aos seus clientes.

Para atingirmos este objetivo, postaremos textos de profissionais renomados, artigos científicos, entrevistas, vídeos, material didático e muito mais. Cadastrem-se no Blog e aproveitem!