Aqueles que buscam uma vida saudável por meio da prática de atividade física  sabem muito bem da importância da nutrição para o alcance de resultados. 

Uma alimentação balanceada pode, afinal, potencializar os benefícios de se levar uma vida ativa, melhorando a saúde do corpo e da mente.  

É por isso que a nutrição esportiva é um campo tão importante. Ainda que o papel dos nutricionistas no esporte seja indispensável, existem diversas dúvidas acerca da atuação desses profissionais no aumento da performance. 

Neste artigo, buscamos oferecer um panorama detalhado sobre a nutrição esportiva, explicando como ela pode melhorar o desempenho dos atletas e quais as principais ferramentas para se atuar nessa área. 

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Leia Também:

Bioimpedância: Como Fazer e Equipamentos Necessários

 

O Que É a Nutrição Esportiva?

A nutrição esportiva é a área que estuda a integração da alimentação e a prática de esportes. Essa é uma especialidade multidisciplinar, que tem como objetivo melhorar o desempenho dos atletas – dos amadores até os profissionais – por meio da alimentação.

Além dos conhecimentos nutricionais, a nutrição esportiva também aplica conceitos da fisiologia e da bioquímica no aperfeiçoamento do corpo.  

 

Para Quem a Nutrição Esportiva É Recomendada?

Ao contrário do que pode parecer, a nutrição esportiva não é um cuidado voltado apenas para atletas de alto nível. 

Pessoas que praticam esportes e exercícios físicos em diferentes intensidades e regularidades podem se beneficiar da nutrição para alcançar uma vida mais saudável. 

 

O Que É Levado em Conta na Avaliação?

O nutricionista esportivo está apto a fazer uma avaliação corporal completa, que guiará os cuidados necessários e pode até mesmo ajudar o atleta a focar em pontos de interesse para aumentar a sua performance. 

Uma avaliação corporal na nutrição esportiva pode levar em conta alguns pontos como: 

  • Histórico de saúde;
  • Histórico de doenças familiares;
  • Regularidade, frequência e intensidade das atividades físicas praticadas;
  • Exames laboratoriais;
  • Características de estilo de vida;
  • Composição corporal;
  • Objetivos com a prática esportiva.

 

Quais os Principais Objetivos?

nutricao-esportiva-objetivos

Todas as modalidades esportivas têm suas particularidades. Isso quer dizer que cada atleta terá objetivos específicos quando procura por um nutricionista especializado na prática de esportes

Resistência, energia, explosão muscular. Todos esses são possíveis objetivos esportivos que podem ser alcançados com a ajuda da nutrição

Um profissional da área também pode ajudar no controle do peso e do percentual de massa muscular, ajudando também na hidratação do corpo como um todo.

 

A Importância da Nutrição Esportiva

O corpo humano funciona a partir de um delicado equilíbrio de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, dentre outras substâncias. 

Elas são responsáveis por garantir energia para tarefas diárias, mas são ainda mais importantes para aqueles que desejam ter uma boa performance no esporte. Por isso, a dieta é um cuidado tão importante na vida de atletas profissionais e amadores. 

O papel da nutrição esportiva é oferecer um olhar personalizado às necessidades de cada pessoa, traçando planos alimentares que vão ajudar o atleta a tirar o máximo de proveito das funções de seu corpo. 

 

Quais os Benefícios da Nutrição Esportiva?

A prática de esportes pode demandar bastante do corpo humano. 

E o papel da nutrição voltada para a prática de atividade física é, exatamente, prevenir que essa demanda seja prejudicial ao corpo do atleta, enquanto o ajuda a ter uma máxima performance. 

Sendo assim, alguns dos benefícios da nutrição esportiva são: 

  • Melhorar a performance do atleta; 
  • Prevenir o desgaste de partes do corpo, sobretudo ossos e articulações; 
  • Garantir o ajuste do consumo de vitaminas e minerais de acordo com a prática esportiva escolhida; 
  • Orientar o atleta sobre as melhores estratégias de hidratação durante a prática esportiva; 
  • Acelerar a recuperação muscular e a regeneração dos tecidos.

 

Como a Nutrição Esportiva Auxilia a Vida dos Atletas?

É seguro dizer que não existe forma eficiente de se praticar um esporte sem o cuidado com a alimentação, que é a base de funcionamento de todo corpo humano. 

Sendo assim, a nutrição, quando voltada para as necessidades de um corpo que funciona em alta performance, pode ajudar a: 

  • Aumentar a energia durante os treinos; 
  • Melhorar o rendimento do corpo em situações de alta demanda energética; 
  • Controlar o volume de massa magra e gordura; 
  • Melhorar a hidratação.

 

Como É Feito o Balanço de Nutrientes?

Como você já sabe, o corpo funciona com um equilíbrio de diversos nutrientes e todos eles precisam ser ingeridos em níveis adequados para que a performance atlética seja alcançada. 

Esse, é claro, é um cálculo delicado. Mas, felizmente, profissionais da nutrição são capazes de usar variáveis como o peso, a altura, a idade e algumas outras informações para determinar com segurança –  e de maneira personalizada – quanto de cada nutriente deve ser ingerido diariamente. 

 

O Que É Preciso Para Ser Um Nutricionista Esportivo?

como-ser-um-nutricionista-esportivo

Aqueles que desejam se especializar na nutrição esportiva devem cursar Nutrição como curso superior, trilhando o caminho de especialização na área dos esportes. No Brasil, o curso dura, em média, de 4 a 5 anos. 

Nutricionistas da área esportiva podem estagiar em locais como escolas, academias, clubes, hospitais, dentre outras instituições.

 

Melhores Equipamentos Para Atuar Com Nutrição Esportiva

Ainda que o conhecimento técnico seja imprescindível, todo nutricionista esportivo também precisa contar com determinadas ferramentas para que seu trabalho seja mais fácil. 

A seguir, listamos algumas das principais ferramentas Sanny que podem ajudar nutricionistas esportivos a se tornarem profissionais ainda mais precisos. Veja só: 

 

Balança Digital com Estadiômetro Sanny

A balança digital com estadiômetro da Sanny tem um design arrojado e é feita com materiais resistentes, com pés de aço maciço. Além de registrar o peso com precisão, o estadiômetro acoplado é capaz de medir a estatura dos atletas. 

Esse é um produto nacional, com suporte e assistência técnica especializada da Sanny.

 

Kit Nutrição Científico Sanny 

Esse kit de nutrição científico Sanny conta com todas as ferramentas que um nutricionista especializado na prática esportiva pode precisar. Veja só: 

  • 01 Adipômetro Científico Sanny – Registro ANVISA Nº 81540240001;
  • 01 Balança digital de vidro Techline – Tecsilver 180 kg;
  • 01 Trena antropométrica de fibra com trava Sanny;
  • 01 Disco de IMC Sanny;
  • 01 Marcador de dobras cutâneas Sanny;
  • 01 Bolsa de transporte para balança e produtos Sanny.

 

Bioimpedância Tetrapolar Profissional Sanny

A Bioimpedância Tetrapolar é um dos mais precisos métodos para avaliação corporal. Seu método é rápido, preciso e não-invasivo. 

Esse modelo atende às especificações de normas internacionais para equipamentos eletromédicos, sendo o único equipamento que mostra Ângulo de Fase, Impedância, Resistência e Reatância.

 

cta-linha-completa-avaliacao-fisica

 

Conclusão

A nutrição e a prática esportiva não podem ser separadas. Para aumento da performance, o consumo de nutrientes adequados, assim como uma boa hidratação são fundamentais. 

O papel do nutricionista esportivo é, portanto, ajudar atletas a entenderem melhor as necessidades de seu corpo, traçando planos alimentares mais precisos por meio de técnicas de avaliação corporal avançadas. 

Nesse quesito, o uso de ferramentas não é apenas indicado, mas imprescindível para o alcance de resultados mais satisfatórios.

Neste artigo, falamos sobre o papel da nutrição dentro do esporte e como a alimentação pode ajudar atletas a melhorarem seu rendimento.

Continue lendo…

Medidas Antropométricas: O Que São, Tipos e Instrumentos

By Published On: 14 de outubro de 2021Categories: Profissionais da Saúde0 Comments

Compartilhar